search
Título

O farmacêutico deve informar aos pacientes como se guarda um remédio

Cuidados e Bem-estar
Segurança para o Paciente

19 de outubro de 2023

Os farmacêuticos são os profissionais a que a maior parte da população brasileira pode recorrer para tirar dúvidas sobre os diversos tipos de medicamentos encontrados no mercado. Segundo a farmacêutica Vivian Costa, as pessoas a veem, assim como seus colegas, como verdadeiras enciclopédias ambulantes sobre remédios.

O armazenamento incorreto pode alterar o efeito do medicamento

Sem o devido aconselhamento, o paciente sai da farmácia com nada mais do que as informações presentes na bula, que podem ser de difícil compreensão. É esperado que o farmacêutico conheça a fabricação, os custos, os potenciais medicamentos substitutos, os efeitos colaterais e as indicações terapêuticas.
Além desses elementos, o modo adequado de armazenamento não pode ser negligenciado, devido a sua grande importância. “O local em que você armazena o medicamento pode afetar a forma como ele funciona. É fundamental que o farmacêutico informe a maneira correta de armazenamento do medicamento ainda no balcão de atendimento”, explica Vivian.

Remédios não devem ficar no armário do banheiro

Ao armazenar a medicação, deve-se ter em mente que o calor, a luz e a umidade podem fazer com que os ingredientes ativos se decomponham. O paciente, ao guardar o medicamento em casa, deve evitar colocá-lo no armário do banheiro, próximo ao fogão ou a ambiente externos. “Já os remédios homeopáticos precisam ficar distantes de eletrodomésticos e aparelhos que emitem radiação, como televisão e micro-ondas, porque há risco de alterações da potência homeopática”, alerta a especialista.  
Vivian lembra ainda que pensar bastante no local de armazenamento ajuda a evitar o abuso dos medicamentos e a ingestão acidental, sobretudo por crianças, idosos e animais de estimação. “Os riscos causados pelo armazenamento incorreto vão desde o mau funcionamento para sua indicação até risco severo à saúde por intoxicações, com risco de óbito”, afirma a farmacêutica.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Vacina bivalente para a COVID-19: Vou precisar me vacinar de novo?

Desde que a vacina contra COVID-19 entrou no calendário de imunização, muitas dúvidas começaram a surgir, principalmente sobre qual a melhor indicação para cada público e a regularidade com a qual ela deve ser aplicada. Com a chegada da vacina bivalente, a situação não poderia ser diferente. Com essa atualização do imunizante, o principal questionamento […]

Artigos
Glaucoma: Doença silenciosa pode ser tratada com colírios ou cirurgia! Entenda!

O glaucoma é uma doença ocular que pode levar à cegueira de forma lenta e silenciosa. Como os sintomas de glaucoma costumam não ser percebidos pelo paciente, a maioria dos casos só é diagnosticada no seu estágio avançado. Por isso, é muito importante saber mais sobre essa condição e entender a maneira correta de preservar a saúde […]

Artigos
A importância da alimentação adequada e balanceada: Relação do intestino com a imunidade

Diante da pandemia de Coronavírus (COVID-19) temos diversos aspectos de nossas vidas afetados, principalmente em função do isolamento social necessário. Seja pelo teletrabalho, pela presença das crianças em casa, pelo distanciamento dos amigos e familiares, um novo modo de viver nos foi imposto e lidar com as mudanças de uma forma leve pode nos ajudar […]

Converse com um dos nossos atendentes