A gestação é um período muito especial e delicado na vida de uma mulher. O desenvolvimento do bebê dentro da barriga da mãe transforma sua rotina e seu corpo, além de exigir acompanhamento médico e diversos cuidados, principalmente, com a alimentação. Aquelas inúmeras xícaras de café, por exemplo, devem ficar no passado.
Mulheres grávidas devem consumir apenas 350ml de café por dia
“O café, na gestação, deve ser consumido com moderação. A cafeína em excesso é considerada prejudicial na gravidez, podendo causar aborto e parto prematuro”, explica a ginecologista e obstetra Nahara Alves Gomes. A médica afirma, por outro lado, que não há nada de errado em tomar quantidades moderadas de café.
De acordo com a especialista, a quantidade segura de cafeína consumida durante a gestação é de 200 miligramas por dia, o que corresponde a aproximadamente 350 mililitros de café diariamente. “Não podemos esquecer de outros alimentos que possuem cafeína e devem ser consumidos com moderação, como guaraná, refrigerantes à base de cola, cacau, chocolate e chás”, destaca a profissional.
Foto: Shutterstock