A imunidade é a capacidade do nosso corpo de se defender de microrganismos, patógenos e infecções. Por isso, manter as defesas em alta pode, sim, diminuir o risco de doenças, como gripes e resfriados.
Longe de depender apenas de uma receita milagrosa, para ter uma imunidade forte é necessário adotar hábitos saudáveis específicos. Mas afinal, o que isso significa na prática?
Segundo o médico generalista Marco Michelucci, o estilo de vida é decisivo para determinar a qualidade da nossa resposta imunológica e de eventuais recuperações em caso de doenças. Ele explica que fatores como tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, sobrepeso, má alimentação e estresse crônico podem abalar significativamente a imunidade.
Imunidade forte: como a alimentação pode ajudar?
Quando o assunto é imunidade, vale a máxima “somos o que comemos”. Isso porque, segundo o Dr. Marco Michelucci, tudo o que se come impacta positiva ou negativamente a saúde. “A alimentação repercute no sistema imunológico, visto que, quando ela é saudável, equilibrada, rica em nutrientes e adequada hidratação, otimizamos todas as funções do corpo, incluindo a defesa”, diz.
Por outro lado, alimentos ultraprocessados, artificiais e pobres em nutrientes prejudicam a imunidade e a microbiota intestinal, aumentando as chances de doenças.
Para reforçar as defesas do organismo, é preciso priorizar alimentos naturais e ricos em nutrientes, minerais, vitaminas, fibras e proteínas de boa qualidade. Assim, frutas, legumes e verduras devem ser protagonistas na rotina alimentar.
As receitas caseiras também têm seu espaço na conquista de imunidade forte. Segundo o médico, mel, própolis e chás, comumente usados por quem está gripado, podem ser de grande ajuda, porém, perdem força se o estilo de vida é marcado por maus hábitos alimentares.
Apesar dos esforços na alimentação geralmente serem suficientes para aumentar a imunidade, em caso de deficiência de vitaminas e nutrientes, é possível repor a falta com suplementos, desde que sejam indicados por um médico.
Mais hábitos para melhorar a imunidade
Adquirir uma imunidade forte depende também de outros hábitos saudáveis. Veja a seguir:
- Higiene: lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou higienizá-las com álcool em gel é fundamental para evitar a disseminação do vírus.
- Rotina de exercícios físicos: movimentar o corpo é uma prática essencial para fortalecer a imunidade. Isso porque ao praticar exercícios, aumentam os linfócitos responsáveis por defender o nosso organismo contra agentes indesejados.
- Sono: dormir bem tem o papel de recarregar as nossas energias e otimizar a função do sistema imunológico. A Fundação Nacional do Sono dos Estados Unidos recomenda dormir entre 7h e 9h por noite na fase adulta.
- Exposição ao sol: tomar sol de maneira controlada rotineiramente aumenta a produção de vitamina D no organismo. No entanto, especialistas recomendam que o banho de sol ocorra até às 10h da manhã ou após às 16h e o uso de protetor solar, a partir do FPS 30, para evitar danos à pele.



