search
Título

Homens devem realizar a densitometria óssea a partir de que idade?

Doenças dos Ossos
Sintomas

A densitometria óssea deve ser feita por todas as pessoas em algum momento da vida, em função do risco de osteoporose. A idade em que cada um deve se submeter a esse exame varia de acordo com os fatores de risco presentes. As mulheres, por exemplo, tendem a realizar o exame antes dos homens, pois a menopausa é um fator de risco importante para a manifestação da doença.

Principais fatores de risco para osteoporose em homens

“A partir dos 70 anos de idade, indica-se para todos os homens a realização da densitometria óssea para rastreamento da doença. Para homens com fatores de risco para a perda óssea, no entanto, a densitometria já deve ser feita a partir dos 50 anos de idade”, orienta a geriatra Aline Ferreira Bandeira de Melo.

Segundo a especialista, são considerados fatores de risco de osteoporose em homens: tabagismo, sedentarismo, consumo frequente de álcool, baixa ingestão de leite, histórico familiar de osteoporose, tratamento contra o câncer de próstata, uso prolongado de corticoides e baixo peso.

Importância de buscar um diagnóstico precoce

“A osteoporose masculina, geralmente, está relacionada à deficiência de testosterona e ao envelhecimento. Sua prevalência varia de 2 a 8% acima dos 50 anos, sendo que 33% a 47% dos homens preenchem critérios para o diagnóstico de osteopenia. Os homens apresentam perda de massa óssea e fraturas cerca de 10 anos mais tardiamente do que as mulheres”, informa a médica.

Como boa parte da população masculina convive com fatores de risco da osteoporose, é fundamental que não haja descuido pelo fato da incidência da doença ser maior nas mulheres. “Por ser menos frequente nos homens do que nas mulheres, a osteoporose é uma doença que acaba muitas vezes sendo diagnosticada tardiamente na população masculina. Isso acontece, geralmente, após uma fratura decorrente do quadro”, finaliza a geriatra.

Newsletter
Tags
desintometria óssea
ossos
osteoporose em homens
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O sedentarismo durante a quarentena pode acelerar a evolução da osteoartrite?

A falta dos equipamentos da academia e a impossibilidade de praticar exercícios ao ar livre, muitas vezes, acompanhado, são problemas que podem desmotivar pacientes com osteoartrite durante o período de quarentena provocado pela pandemia do novo coronavírus. É preciso, portanto, repensar o jeito de praticar exercícios físicos, já que deixá-los de lado pode contribuir para a evolução […]

Artigos
O que são as fraturas por compressão? Saiba mais sobre essa possível consequência da osteoporose!

Segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), as fraturas ósseas decorrentes da osteoporose afetam pelo menos 30% da pessoas com mais de 60 anos. Elas são uma das principais complicações da doença e podem comprometer a movimentação e a qualidade de vida dos pacientes, principalmente dos idosos. Entre as lesões mais comuns estão as fraturas […]

Artigos
Quem abandona o tratamento para osteoporose volta a perder massa óssea?

O tratamento para osteoporose tem como objetivo frear a degradação dos ossos e até mesmo estimular a produção do material que faz parte de sua composição, conhecido como massa óssea. No entanto, como a osteoporose é uma doença crônica, ela precisa de tratamento para o resto da vida. Abandoná-lo pode fazer o paciente voltar a perder massa […]

Converse com um dos nossos atendentes