AchèAchè
search
Título

Hipertensos correm mais riscos em procedimentos cirúrgicos?

Hipertensão
Sintomas

Por Dr. Benjamin Farbiarz Segal

19 de outubro de 2023

Pessoas com pressão alta precisam de cuidados especiais quando se submetem a um procedimento cirúrgico. A hipertensão não controlada gera inúmeras complicações no corpo e uma delas é o maior risco de picos de pressão durante uma cirurgia. Se algo der errado, órgãos-alvos, como coração, cérebro e pulmões, podem ser afetados e precipitar infartos e AVC (acidente vascular cerebral).

A importância da avaliação do risco cirúrgico

Para prevenir que qualquer problema aconteça, antes do procedimento, o paciente se submete a uma avaliação do seu estado clínico, como aponta o cardiologista Benjamin Farbiarz Segal: “Antes de qualquer operação, é realizado um risco cirúrgico, feito geralmente pelo cardiologista ou clínico médico para detectar e, por vezes, tratar esses fatores de risco.”

O anestesista deve checar os sinais vitais e manter o paciente estabilizado antes, durante e depois da cirurgia. “Contudo, devemos entender que esses fatores de risco podem ficar ocultos antes do procedimento e se agravar durante o ato cirúrgico”, alerta Segal.

Acompanhamento médico é fundamental

Segundo o cardiologista, picos de pressão podem ocorrer a qualquer momento. Mas, depois de uma cirurgia e quando o efeito da anestesia acaba, o paciente pode sentir dor e isso provocar um aumento da pressão arterial. Para o médico, é fundamental que o paciente seja acompanhado em todos os passos do processo de intervenção.

Segal ainda afirma que, como o ser humano é dinâmico, o tratamento para a hipertensão pode mudar por causa de um procedimento. “Muitas vezes, temos uma cirurgia que visa corrigir um tumor ou uma situação que gere dor na pessoa e, quando retiramos esse fator desencadeante, a pressão diminui”, diz o cardiologista, concluindo que todas as mudanças do corpo impactam no tratamento médico.

Newsletter
Tags
cardiovascular
hipertensão
pressão-alta
procedimentos cirúrgicos
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Existe algum sintoma de pressão baixa que pode ser confundido com hipertensão?

Em pessoas saudáveis, a pressão arterial deve ficar abaixo de 120x80mmHg. Com este valor, o sangue circula por todo o corpo cumprindo sua função e sem provocar qualquer dano nas veias e nas artérias. No entanto, existem algumas situações que podem provocar um pico de pressão baixa e que, consequentemente, produzem alguns sintomas. Eles podem […]

Artigos
A hipertensão pode se manifestar apenas em uma idade avançada?

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, o quadro de pressão alta é “democrático”, visto que pode se manifestar em homens e mulheres, idosos e crianças, brancos e negros, gordos e magros. Sendo assim, existe a possibilidade da doença se estabelecer somente na terceira idade, mesmo em um indivíduo que foi saudável durante toda a […]

Artigos
Como agem os medicamentos usados no controle da pressão arterial?

Para garantir o controle da pressão alta, é preciso seguir todas as medidas indicadas por seu médico. O tratamento da hipertensão é composto tanto por medidas que você pode adotar no dia a dia, como atividades físicas e alimentação saudável, quanto pelo uso de medicamentos anti-hipertensivos, cujas doses e frequências serão recomendadas por seu cardiologista. […]

Converse com um dos nossos atendentes