search
Título

Helmintíases: Quais as principais características desse tipo de parasitose intestinal?

Saúde Gastrointestinal
Sintomas

Por Dr. Alexandre de Sousa Carlos

31 de maio de 2023

Conhecidas popularmente como vermes, os helmintos são os parasitas que provocam as helmintíases. Eles afetam, na maioria das vezes, o intestino e causam diversos sintomas similares aos de outras parasitoses intestinais. O tratamento, assim como em toda parasitose, se baseia no uso de medicamento específico para eliminar o agente infeccioso em questão (antiparasitários).

Causas, sintomas e tratamento das helmintíases

“As helmintíases são parasitoses provocadas por vermes que, geralmente, habitam o intestino. As principais helmintíases são as seguintes: ascaridíase, enterobíase, estrongiloidíase, ancilostomíase, teníase, himenolepíase e esquistossomose”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Segundo o especialista, os sintomas mais comuns provocados pelas helmintíases são: dor abdominal, diarreia, anemia carencial por deficiência de ferro e prurido anal. “O tratamento recomendado para controle desses sintomas consiste em antiparasitários. A escolha do que usar dependerá de qual helminto seja o responsável pela doença”, explica o profissional.

Principais cuidados de prevenção

Tendo em vista que as parasitoses intestinais são transmitidas por meio de alimentos, água, objetos e até terra contaminados pelos cistos dos agentes infecciosos, é fundamental estar em estado constante de atenção com a higiene de modo geral. Esse tipo de cuidado auxilia demais na prevenção de infecções do gênero.

Portanto, deve-se lavar sempre as mãos, ao chegar da rua, antes das refeições e antes de colocar as mãos na boca por qualquer razão; limpar bem os alimentos antes de ingeri-los, principalmente verduras, frutas e legumes; e ingerir somente água devidamente filtrada. Não é por acaso que nas regiões onde o saneamento básico é deficiente os riscos de contaminação são maiores.

Newsletter
Tags
helmintíases
parasitose intestinal
prevenção da helmintíases
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Em que locais é possível contrair uma parasitose intestinal com mais facilidade?

Cerca de 25% das pessoas ao redor do planeta irão contrair uma parasitose intestinal em algum momento da vida, segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC). A entidade afirma ainda que a transmissão desse problema depende das condições sanitárias e de higiene de um local. Entenda como isso funciona! Andar descalço na […]

Artigos
A baixa imunidade pode dificultar o tratamento de uma parasitose intestinal?

Amebíase, giardíase e teníase são algumas das parasitoses intestinais mais comuns. Essas infecções são causadas por micro-organismos que se instalam no intestino delgado ou grosso e se multiplicam, podendo causar febre e diarreia, por exemplo. Quem tem baixa imunidade apresenta maiores chances de ter um quadro mais complicado de parasitose intestinal, geralmente com sintomas mais graves. “Enquanto pacientes […]

Artigos
A falta de tratamento para uma parasitose intestinal pode ser perigosa?

Segundo a Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade (SBMFC), as parasitoses intestinais são as doenças mais comuns do mundo, afetando aproximadamente 25% da população mundial. Os sintomas de diarreia, vômito e dor abdominal muitas vezes não são levados a sério e, por isso, nem sempre a ajuda médica é buscada de imediato. Entenda abaixo quais […]

Converse com um dos nossos atendentes