search
Título

Há medicamentos que podem contribuir para o desenvolvimento da osteoporose?

Meu Corpo
Ossos

Por Dr. Lucio Nakada

19 de outubro de 2023

A principal razão para o desenvolvimento da osteoporose é o próprio envelhecimento do corpo. A partir dos 40 ou 50 anos, a quantidade de minerais que constituem os ossos começa a diminuir com maior velocidade. É um processo natural do organismo, que torna o esqueleto mais frágil e suscetível a fraturas.

Tratamento de algumas doenças podem piorar outras

No entanto, o uso contínuo de alguns remédios pode contribuir para o surgimento da doença. “Existem medicações que podem induzir à osteoporose. São os corticoides, alguns anticonvulsivantes e hormônios da tireoide em doses altas, por exemplo”, afirma o ortopedista Lucio Nakada.

Essas substâncias aumentam a perda de minerais dos ossos, que não é recompensada em quantidades suficientes para garantir a manutenção do esqueleto. Quando o paciente utiliza um desses medicamentos e verifica-se o risco de osteoporose, o especialista recomendará a substituição por outro que atenda as necessidades do corpo de maneira eficaz.

Como driblar o problema

Mas nem sempre essa substituição é possível, como explica Nakada: “Caso não haja a possibilidade de suspender a medicação, o tratamento deverá visar a melhora da absorção de cálcio”. O objetivo não é curar a doença, o que é difícil, mas sim, retardar e minimizar a perda de massa óssea, evitar a ocorrência de fraturas e diminuir a dor.

A adoção de algumas medidas no dia a dia auxilia tanto na prevenção quanto no tratamento. “Deve-se ingerir cálcio e vitamina D, tomar sol, praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas e o fumo”, alerta o ortopedista. Além disso, o controle do peso também é um fator que protege contra as fraturas, porque evita sobrecarregar ossos, principalmente da coluna, do fêmur e do joelho, regiões bastante afetadas.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Newsletter
Tags
osteoporose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Osteoporose: Existem variações da doença? Quais são?

A osteoporose é caracterizada por uma gradativa redução da densidade mineral do tecido ósseo, provocando uma fragilização dos ossos e, frequentemente, causando fraturas. A doença pode ser alocada em dois grupos com causas distintas: osteoporose primária e secundária. Quais as diferenças entre elas? Descubra! “A osteoporose primária se refere à maioria dos casos e está […]

Artigos
Como deve ser a alimentação diária para o paciente com osteoporose?

A alimentação diária de uma pessoa que possui osteoporose precisa ser adequada e rica em vários nutrientes, principalmente o cálcio e a vitamina D que são os principais responsáveis pela saúde óssea. O que pode comer? Seguem alguns alimentos liberados para consumir diariamente: Alimentos fontes de cálcio como o leite, queijos, requeijão, iogurte e outros […]

Artigos
O que diferencia um quadro de osteopenia de um quadro de osteoporose?

Osteoporose significa “ossos porosos”, ou seja, a doença se caracteriza por um enfraquecimento do tecido ósseo, que perde progressivamente sua densidade, aumentando o risco de traumas e fraturas. Já o quadro de osteopenia é uma condição pré-clínica que pode levar à osteoporose. Nesse caso, a extensão da perda óssea é menor e o osso não […]

Converse com um dos nossos atendentes