search
Título

Existe alguma forma de detectar o Doença de Alzheimer nos primeiros estágios?

Sintomas
Transtornos

O Doença de Alzheimer é uma doença degenerativa que provoca lesões cerebrais que resultam em prejuízo para as funções cognitivas. O paciente começa a perder a memória, se torna desatento, apresenta dificuldade para falar, compreender e até mesmo para comer sozinho. A perda é gradual, o que torna o diagnóstico da doença nos primeiros estágios fundamental para o tratamento.

Exames e testes cognitivos podem constatar o Doença de Alzheimer

Problemas relacionados à memória são os principais sinais de Alzheimer. “É muito importante que o paciente ou um familiar, ao notar a perda de memória, procure um geriatra para fazer os testes cognitivos no consultório e exames laboratoriais para afastar causas reversíveis de demência”, afirma a geriatra Daniela Gomez. Segundo a médica, também devem ser realizados exames de neuroimagem para avaliar os padrões de perda neuronal e discriminar qual é a demência do paciente.

A descoberta precoce da doença pode ajudar a desacelerar o comprometimento da qualidade de vida do paciente pelo Doença de Alzheimer. “Quanto antes for feito o diagnóstico, melhor será, porque o tratamento retarda a evolução da doença. Se o tratamento for iniciado na fase leve, o paciente terá mais benefícios com relação ao controle de sintomas e perda de memória”, explica a especialista.

Tarefas do dia a dia e estímulos à memória ajudam no tratamento

Algumas medidas adotadas pelo paciente e por sua família ainda no início da doença facilitam a rotina de todos. “Encoraje a pessoa a se vestir e a se alimentar sozinha. É importante para a manutenção da funcionalidade e para manter a independência que a pessoa realize o que conseguir, reservando para o cuidador apenas a orientação e a supervisão das tarefas”, recomenda Daniela.

O tratamento para o Doença de Alzheimer varia de acordo com o estágio da doença, mas tem sempre como objetivo garantir qualidade de vida ao paciente. No início, podem ser utilizadas medicações para corrigir desequilíbrios químicos no cérebro e para controlar mudanças comportamentais, como agitação, agressividade, ansiedade e delírios. Atividades que estimulam a memória, a linguagem e outras funções cognitivas e sociais também são muito úteis.

Newsletter
Tags
alzheimer
memória
primeiros estágios de alzheimer
testes cognitivos
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
O que acontece no cérebro de um paciente com Doença de Alzheimer?

O Doença de Alzheimer afeta o cérebro de forma progressiva, comprometendo não apenas a memória, mas também o comportamento, movimentação, inteligência e até a fala do paciente. O processo de degeneração em questão está associado à destruição de componentes essenciais do cérebro. Como os danos causados são irreversíveis, o tratamento adequado visa retardar o avanço da doença e […]

Artigos
O idoso com doença de Alzheimer costuma falar muito sobre o passado?

A doença de Alzheimer tem como principal sintoma a perda de memória recente. Por isso que em muitas ocasiões os pacientes esquecem o conteúdo que acabaram de absorver. Por outro lado, as memórias antigas tendem a se manter preservadas por mais tempo. Isso acontece devido à forma como a doença afeta, em geral, o cérebro dos pacientes. Falta […]

Artigos
Por que a doença de Alzheimer pode causar agressividade e irritação?

A maioria das pessoas conhece a doença de Alzheimer pela perda progressiva da memória, que é o principal sintoma do quadro. Porém, este não é o único dano causado no cérebro. O paciente também apresenta outras manifestações, como a agressividade e a irritação. Todos esses sintomas surgem em função das alterações cerebrais que decorrem da doença de […]

Converse com um dos nossos atendentes