Quase sempre confundidas, a artrite e artrose (atualmente tratada pelos médicos como osteoartrite), apesar de afetarem as mesmas regiões – as articulações -, são duas doenças com causas diferentes, que merecem cuidados específicos. Para explicar as diferenças entre artrite e osteoartrite, é importante entender o que são e como funcionam as nossas articulações. Responsável por dar mobilidade entre os ossos e estabilizar as zonas de conexão entre os vários segmentos do esqueleto, o sistema articular é formado por três tipos de articulações: sinartrose (inflexíveis), anfiartrose (pouco flexíveis) e diartrose (flexíveis). Todas essas articulações podem sofrer com alguma forma de artrite ou com a osteoartrite.
O que é artrite?
A artrite é a inflamação nos tecidos de uma ou mais articulações. Existem mais de 100 tipos diferentes da doença, sendo uma das mais comuns a artrite reumatoide. “Podemos tratar a artrite como uma doença aguda. É um processo inflamatório nas articulações que causam dor, vermelhidão, calor e inchaço na região afetada”, destaca André Sá, fisioterapeuta do CREB (Centro de Reumatologia e Ortopedia Botafogo), no Rio de Janeiro.
O que é osteoartrite/artrose?
A doença é definida pelo processo degenerativo das cartilagens nas articulações, causando fricção entre dois ossos com o movimento. “A artrose (osteoartrite) já é uma doença crônica. É uma doença degenerativa das articulações com cartilagem. Ela ataca as articulações das mãos, joelho, quadril e coluna. Alguns dos sinais são: dor na articulação, que piora com o movimento, e deformidade da articulação”, destaca o fisioterapeuta.
Além da idade, outros fatores que contribuem para o aparecimento das artroses são a predisposição genética, obesidade, diabetes e hipotireoidismo.
Como é o tratamento?
Tanto na artrite como na artrose o tratamento pode ser por medicamentos, sessões de fisioterapia, além de hábitos de vida mais saudáveis, que incluem atividades físicas regulares e dietas de emagrecimento. Nos cuidados com à alimentação, devem ser incluídos no cardápio alimentos funcionais e anti-inflamatórios, como laranja, alho e salmão.
Em último caso, é indicada uma cirurgia para remoção dos tecidos lesionados ou colocação de uma prótese articular.