search
Título

Existe alguma dieta que traga benefícios específicos para a redução de medidas?

Cuidados e Bem-estar
Nutrição

19 de outubro de 2023

As dietas, de uma forma geral, têm como objetivo reduzir o peso corporal, o que gera como consequência a redução de medidas. “É uma questão matemática: o tanto que consumo durante o dia de energia e o tanto que gasto. Se tiver um gasto maior do que aquilo que estou consumindo, então, vou ter deficiência energética e isso vai levar à perda de peso”, afirma a nutróloga Paula Whyte.

Dietas hipocalóricas são capazes de reduzir medidas


A profissional dá como um exemplo um paciente que tem a necessidade diária de 1.800 calorias e que, dentro de uma dieta, se alimenta com apenas 1.400 calorias. Essa mudança acaba levando à redução de medidas. É possível também, além de diminuir as calorias, mexer na proporção dos macronutrientes da alimentação e produzir como resultado a redução do peso.

“É aí que entram as dietas que são conhecidas como low carb, cetogênica e hiperlipídica. Na low carb, por exemplo, é oferecida uma quantidade menor de carboidrato, cerca de 40% do valor calórico diário, e, o restante, de proteínas e lipídios”, explica a médica. Cada paciente deverá passar por uma avaliação para verificar quais dietas podem ser aplicadas para reduzir as medidas de maneira mais rápida e efetiva.

Mudar hábitos de vida ajuda a emagrecer com mais facilidade


No entanto, quando o assunto é emagrecimento, de acordo com Paula, o mais importante é mudar o estilo de vida, que deverá ser saudável e sustentável: “Existem pessoas que emagrecem de forma rápida, mas não sustentável. A melhor forma de ganhar saúde e
conseguir manter essa perda de peso é conciliar com prática diária de uma atividade física orientada por um bom educador físico e mudanças simples de hábitos”.
Entre os hábitos, a nutróloga cita usar a escada para subir três ou quatro andares, deixar o carro na garagem para ir à padaria ou à farmácia, descer do ônibus um ou dois pontos antes para fazer uma caminhada. Outra recomendação é separar um tempo no fim de semana para se expor a situações que permitam movimentar o corpo, como ir a uma praça, andar de bicicleta ou participar de brincadeiras ao ar livre com os filhos.

Dra. Paula Paixão de Madrid Whyte é nutróloga, especializada em Clínica Médica e é integrante do Núcleo de Nutrologia da Clínica Bruno Vargas, em Belo Horizonte (MG). CRM-MG: 49673.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais causas da deficiência de vitamina D?

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para a saúde do corpo. Atua, por exemplo, no processo de absorção do cálcio, tornando a estrutura óssea e dentária mais forte e resistente a fraturas. A fraqueza muscular e o cansaço excessivo são alguns dos sintomas da falta da vitamina D, cujas causas devem ser […]

Artigos
Suco de uva integral previne doenças

Nós somos fãs do suco de uva e agora temos mais um bom motivo para inseri-lo no cardápio. Um recente estudo, realizado pelo Instituto Universitário Metodista IPA, no Rio Grande do Sul, apontou que a delícia auxilia a perder a barriga e ainda previne doenças. Para realizar o estudo, as pesquisadoras dividiram ratos em dois […]

Artigos
Saúde infantil: conheça os principais benefícios das vitaminas do complexo B

Aliadas do bom funcionamento do corpo, as vitaminas, em sua maioria, não são sintetizadas pelo organismo, ou seja, é preciso que elas sejam ingeridas na alimentação diária desde cedo ou até mesmo suplementadas (nos casos em que a alimentação é deficiente) para que os indivíduos aproveitem os seus benefícios. As vitaminas do complexo B não […]

Converse com um dos nossos atendentes