Quem um dia não ficou insatisfeito com alguns quilinhos a mais e aquele indesejável pneuzinho na barriga que não sai com muito custo? Esse excesso de barriga aparece por causa da combinação sedentarismo com má alimentação. Mas existe solução! Conversamos com uma nutricionista que deu as melhores dicas para secar a barriga com dieta e exercícios.
A barriga inchada é resultado de excesso de sódio, alimentos industrializados e álcool. “Existem as gorduras boas e as ruins e isso pode estar desproporcional na alimentação. A ruim vem de frituras, carnes gordas e a boa, de azeite cru, castanhas”, explica a nutricionista Tatiana Vizani. Para diminuí-la é preciso adicionar alguns alimentos na sua dieta, assim como comer pouco várias vezes ao dia e diminuir a quantidade de sal na produção dos pratos, substituindo por alecrim, manjericão e açafrão para temperos. “Incluir ômega 3, salmão, sardinha, azeite e grãos na dieta. Para ficar com a barriga mais lisinha, o funcionamento do intestino tem que estar adequado, então é bom incluir alimentos com fibras”, continua Tatiana.
Controlar as quantidade do que é ingerido também é essencial, pois muitos são calóricos. “Isso não quer dizer que não possam ser comidos nunca, basta ajustar a quantidade e saber se você não tem intolerância a eles. Chá de hibisco e chá verde agem nas gorduras localizadas, mas gestante não pode tomar chá verde. A pimenta também ajuda a acelerar o metabolismo”, completa a nutricionista.
Mas nenhuma alimentação fará milagre sozinha. O acompanhamento de exercícios é fundamental, principalmente os que aceleram o metabolismo. “O aeróbico, depois de um tempo, começa a queimar gordura acumulada. Aeróbico de no mínimo 30 minutos e cinco vezes na semana é o ideal e pode ser associado a um exercício de força, como pilates e musculação, que ajudam a aumentar a massa magra também”, indica Tatiana.
O exercício abdominal, que muitos creem agir diretamente no pneuzinho, é um adicional que não atua como o aeróbico, mas sim, ajuda a fortalecer a musculatura e melhorar a postura, que também pode ser a causa de uma barriguinha.