search
Título

Esquizofrenia sob controle: Existem eventos que podem engatilhar novas crises da doença?

Uncategorized

Por

A esquizofrenia é uma doença crônica que exige a adoção de tratamento adequado por toda a vida, com destaque para o uso de medicamento, que é crucial para que os sintomas da doença sejam controlados. Porém, mesmo um paciente estabilizado que segue à risca o tratamento pode vir a ter novas crises, caso algum fator externo atue nesse sentido.  

 

Novos surtos podem ocorrer mesmo sem ocorrência de eventos estressores

 

“Sim, há um consenso sobre a existência de riscos de recaída relacionados a eventos de vida estressantes no caso de pacientes com esquizofrenia”, afirma o psiquiatra Ivan Mario Braun. “Contudo, os riscos parecem ser diferentes para subgrupos de pacientes e há resultados conflitantes sobre esta correlação”, ressalta.

A esquizofrenia pode acabar resultando em recaídas por si só, mesmo sem a ocorrência de nenhum evento que piore o quadro e mesmo que o tratamento esteja sendo seguido adequadamente. Quando eventos estressantes ocorrem, situações traumáticas, que agitam, irritam e abalam o paciente, o risco em potencial para uma recaída aumenta ainda mais.

 

Formas de evitar ocorrência de novas crises de esquizofrenia

 

Para evitar as recaídas, ou seja, a ocorrência de novos surtos, é crucial que os familiares e cuidadores estejam atentos ao comportamento do paciente. Caso ele volte a apresentar os sintomas clássicos da doença (isolamento, discursos desconexo, movimentos estranhos, etc.), deve-se voltar imediatamente ao médico para buscar novas abordagens para o tratamento.

“Apesar de algumas evidências apontarem que treinamento de habilidades sociais e terapia de suporte possam ter utilidade no controle da esquizofrenia, a base para prevenção de recaída é a adesão ao tratamento medicamentoso”, conclui Braun.

 

Dr. Ivan Mario Braun é psiquiatra, doutor em medicina pela faculdade de medicina da Universidade de São Paulo (USP). CRM: 57449 – Site oficial

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes