O transtorno bipolar é caracterizado por mudanças de humor. A doença se manifesta em fases que alternam a alegria e agitação com profunda tristeza e depressão. Cada fase tem duração variável, podendo durar horas, dias, meses ou até anos.
Tipos
O tipo 1 da doença é o menos comum, e é caracterizado por episódios de depressão e exaltação de humor, agitação psicomotora e surtos psicóticos (pensamentos delirantes), neste tipo da doença, a pessoa realiza movimentos involuntários causados pela tensão. O tipo 2 caracteriza-se por episódios depressivos e de exaltação mais brandos, sem sintomas psicóticos.
Pelas últimas pesquisas realizadas pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 4% da população brasileira sofre com a doença, o que corresponde a mais de sete milhões de pessoas.
Causas
As causas deste transtorno não são totalmente esclarecidas, mas estudos supõem que fatores genéticos associados a conflitos familiares, agressão e sobrecarga emocional possam desencadeá-lo.
Mais da metade dos casos se manifestam antes dos vinte anos de idade, mas infelizmente, o diagnóstico tem sido realizado após muitos anos desde o início dos sintomas, prejudicando bastante a qualidade de vida de quem tem a doença e de quem convive com a pessoa.
Como diagnosticar e tratar
Até o momento não existem exames que possam diagnosticá-la, por isso, para que o médico confirme que se trata de transtorno bipolar, leva-se em conta o histórico relatado pela própria pessoa e os demais que convivem com ela.
O tratamento é baseado no uso de medicamentos prescritos por um psiquiatra (médico especialista em sofrimento mental) e psicoterapia com um profissional habilitado, a fim de reduzir o impacto da doença na qualidade de vida, evitando novas crises e prejuízos em sua vida social.
Ao perceber as oscilações de humor sem causa aparente, é importante buscar avaliação médica o quanto antes, pois desta forma o tratamento poderá ser mais eficaz, impactando menos na vida da pessoa e de seus familiares e amigos.
Referências:
- Aline. Transtorno Bipolar: Distúrbio atinge 4% da população brasileira, diz ABTB [online] Jornal A União. Ano CXX nº 197 Set/2013. P.: 11. [acesso em 14/06/2017]
- SUS oferece terapia completa para transtorno bipolar [online] Ministério da Saúde. Portal Brasil. Abr/ 2015. [acesso em 14/06/2017] Disponível em: http://www.brasil.gov.br/saude/2015/03/sus-oferece-terapia-completa-para-transtorno-bipolar
- Transtorno Bipolar [online] Associação Brasileira de Psiquiatria. Ano 1 n°5 Out/2012. [acesso em 14/06/2017] Disponível em: http://www.abp.org.br/download/revista_debates_5.pdf