search
    Título

    Engasgou? Tapinha nas costas ou beber água, qual é a melhor solução?

    Uncategorized

    Por

    Ver alguém engasgado não é nada legal e sempre dá aquela vontade de ajudar, não é mesmo? Dar tapas nas costas, apertar a barriga e beber água são algumas das técnicas utilizadas nesse momento de sufoco e que são passadas de geração em geração. Mas, será que funcionam? Como é possível ajudar um amigo ou parente que está engasgando?

    Beber água não costuma resolver o problema

     

    “O engasgo acontece quando o material deglutido, ao invés de seguir seu caminho natural entrando pela boca, passando pelo esôfago e chegando ao estômago, acaba caindo no trato respiratório e obstrui a passagem de ar”, explica o pneumologista Rodrigo Athanazio. Durante a deglutição, existe um mecanismo que fecha a entrada da traqueia para que o alimento ou líquido não caia no aparelho respiratório. Às vezes, a proteção não funciona e a comida passa para o esôfago, localizado logo atrás da traqueia.

    De acordo com o profissional, dar tapas nas costas pode ajudar, pois estimula que o material que caiu no sistema respiratório seja expelido. “Entretanto, o mais adequado é a realização de manobras específicas que aumentam a pressão abdominal e ajudam a colocar o material engasgado para fora”, alerta o médico. Para fazer essas manobras, é preciso receber treinamentos em cursos de primeiros socorros. Já beber água não costuma resolver o problema.

    Um engasgo pode provocar até a morte

     

    A tosse surge junto com o engasgo e é uma reação de proteção do organismo ao que está acontecendo. “O trato respiratório é extremamente sensível. Quando um material diferente que o ar entra em contato são ativados receptores da tosse para não deixar que o material vá para o compartimento errado do corpo”, afirma o especialista.

    Apesar de ser uma situação corriqueira, o engasgo pode se transformar em uma emergência e provocar a morte por asfixia. Caso o material engasgado seja muito grande e não seja possível jogá-lo para fora do corpo, a passagem de ar para a traqueia pode ficar obstruída e o indivíduo não conseguirá respirar. Se o caso for grave, procure atendimento médico imediatamente.

     

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes