AchèAchè
search
Título

Emagrecer pode ajudar na prevenção e no tratamento da artrose?

Doenças dos Ossos

19 de outubro de 2023

Apesar da artrose ser considerada uma doença sem cura, seu tratamento ajuda a retardar o comprometimento gradativo das articulações. A adoção de práticas saudáveis como a perda de peso implicam em resultados significativos neste sentido, já que a menor carga alivia as articulações e o desgaste da cartilagem.

Sobrepeso e outras causas da artrose


“A redução de peso protege, principalmente, as articulações de carga (coluna, quadris, joelhos, tornozelos e pés), diminuindo o esforço na utilização destas articulações. Consequentemente, isso resulta no prolongamento da vida da cartilagem”, explica o ortopedista e traumatologista Maurício de Paiva Raffaelli.

De acordo com o médico, todas as atividades que causam sobrecarga na utilização da articulação podem levar a graus de artrose e o sobrepeso produz o mesmo efeito. Pode-se dizer, então, que a combinação dos dois aumenta ainda mais as chances de se desenvolver a doença. “Doenças inflamatórias crônicas (como artrite reumatoide) e sequela de trauma também podem causar artrose”, completa.

Tratamento e meios de emagrecer


O tratamento da artrose, segundo Maurício, depende de seu estágio. “A doença pode ser tratada com analgésicos e medicações específicas para proteger a cartilagem, e realização de fisioterapia, porém, em estágios avançados o paciente provavelmente precisará de procedimento cirúrgico”.

Aqueles que possuem artrose e se encontram com sobrepeso certamente serão aconselhados por um médico a emagrecer, o que depende de mudança nos hábitos alimentares e físicos. Uma dieta balanceada e a prática regular de exercícios, especialmente os aeróbicos, que queimam calorias, são boas pedidas. No entanto, não se deve exagerar na intensidade da atividade, pois isso também pode agravar o quadro de artrose.  Por isso, é importante que a atividade física seja feita com supervisão médica, para garantir que o paciente tenha todos os benefícios e não corra risco de agravar o quadro de degeneração das articulações.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Osteoporose: Quais são as consequências de uma fratura para um paciente idoso?

As fraturas ósseas são consideradas a principal complicação da osteoporose, doença que enfraquece os ossos a ponto de torná-los suscetíveis a quebras. Essas fraturas atrapalham a rotina de qualquer pessoa, mas nos idosos, elas podem ser mais graves, causando sérios prejuízos à saúde. Confira as consequências das fraturas na terceira idade. Hospitalização é uma das consequências […]

Artigos
Por que fraturas de punho são comuns em quadros de osteoporose?

As fraturas são o principal risco associado à osteoporose, pois podem comprometer significativamente a qualidade de vida e até mesmo ser fatais para os pacientes idosos. De acordo com a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, a doença provoca fraturas em 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos de idade. […]

Artigos
O que são órteses? Elas podem auxiliar no processo de tratamento da osteoartrite?

Pessoas com deficiências físicas ou com alterações na função de um membro do corpo podem encontrar dificuldades para circular por ruas com buracos e desníveis nas calçadas. Para garantir a qualidade de vida e de locomoção, elas podem contar com a ajuda de próteses e órteses. Diferenças entre órtese e prótese As duas exercem funções diferentes […]

Converse com um dos nossos atendentes