AchèAchè
search
Título

É possível voltar a ter varizes mesmo após tratamento cirúrgico e medicamentos?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O tratamento das varizes, as veias dilatadas e tortuosas que aparecem com mais frequência nas pernas, pode ser feito com a ajuda de medicamentos e até cirurgia. No entanto, o que queremos saber é: após tais procedimentos, ficamos livres da doença ou podemos ainda voltar a sofrer com o problema?

Fase clínica e cirurgias

O primeiro estágio do tratamento é o clínico, que consiste no consumo de medicamentos receitados por um médico especialista, no caso, um angiologista ou um cirurgião vascular. Os remédios, que não curam a doença, são usados na fase inicial ou o mais precocemente possível e têm como objetivo o alívio das dores nas pernas, como queimação, inchaço e câimbra. Além disso, eles raramente apresentam efeitos colaterais e são bem tolerados. O uso de meias elásticas é uma modalidade que ajuda os músculos das pernas a levar o sangue de volta ao coração, melhorando assim a circulação e prevenindo os sintomas das varizes.

Outra opção de tratamento, que pode ser tanto estético quanto funcional, é a escleroterapia, popularmente chamada como “aplicação de vasinhos”. Um líquido, espuma, laser ou termocoagulador é utilizado como esclerosante, que é injetado na veia e causa uma alteração nas células do vaso, fechando-o. Na maioria dos casos de varizes, mais de um procedimento é colocado em prática.

As cirurgias são necessárias quando as varizes já se encontram em um estágio mais avançado. Elas podem ser convencionais, a laser ou radiofrequências. A convencional e a laser são feitas sob anestesia raquidiana. Na primeira, as varizes são removidas com microagulhas, na segunda, as veias doentes são “queimadas”. Já a radiofrequência é um método alternativo para tratamento da safena e evita incisões. Um cateter é inserido dentro da veia, onde é aquecido para dar encolhimento às fibras e reduzir o diâmetro da mesma.

As varizes podem voltar?

Caso um paciente passe pelo tratamento medicamentoso e por cirurgias, isso quer dizer que ele deixará de ter varizes pelo restante da vida? O angiologista João Henrique Fabel tem a resposta: “Haverá uma melhora significante dos sintomas. Em relação ao procedimento cirúrgico, este consiste em retirar as veias doentes e então, estas não voltarão, porém, se o paciente não fizer a prevenção com a realização de atividades físicas, ou o não uso de meia elástica, diminuir ou excluir o uso de anticoncepcional, dentre outras coisas, novas varizes podem aparecer”, alerta o profissional.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que a mulher tende a reter muitos líquidos durante a gravidez?

Algumas pessoas sofrem com a retenção de líquidos e com a sensação de inchaço em diversas partes do corpo durante toda a vida. Mas, para as mulheres, o problema pode surgir ou piorar durante a gravidez, por causa das variações hormonais típicas da gestação. Essa maior retenção é resultado de mudanças na organização dos líquidos […]

Artigos
Foi diagnosticado com asma? Saiba quais são os primeiros passos do tratamento

A asma é um dos principais problemas do sistema respiratório. A doença provoca a inflamação dos brônquios, vias por onde o ar passa em direção aos pulmões, causando falta de ar, tosse, cansaço e chiado no peito. Ao receber o diagnóstico, você deve iniciar o tratamento rapidamente, já que é possível preservar sua qualidade de vida. […]

Artigos
Qual é a importância de manter a saúde do trato urinário em dia?

O trato urinário atua noite e dia para filtrar qualquer tipo de impureza que se encontra no sangue e eliminá-lo do corpo. É composto por órgãos importantes para a saúde, como os rins e a bexiga, controlando a quantidade de minerais, de água, de resíduos e até o volume de sangue. Deixá-lo bem cuidado é, portanto, […]

Converse com um dos nossos atendentes