AchèAchè
    search
    Título

    É possível prevenir manchas escuras nas axilas?

    Uncategorized

    Por

    Manchas escuras na pele podem incomodar bastante e, assim, impactar negativamente a autoestima. Elas podem surgir em qualquer lugar do corpo, mas algumas áreas estão mais sujeitas a esse problema, como é o caso das axilas, que ficam expostas em diversos momentos do dia, especialmente nos dias quentes e ensolarados.

    O que causa manchas escuras nas axilas?


    De acordo com a dermatologista Gabriella Albuquerque, uma das principais causas por trás das manchas escuras nas axilas é o
    atrito da pele. “As manchas nesta área do corpo podem surgir por atrito no local, seja provocado pelos processos depilatórios repetitivos ou pelo atrito da corrida em atletas”, afirma a especialista.

    A principal forma de prevenir o aparecimento de manchas é diminuir o atrito, o que pode ser feito aplicando hidratante nas axilas antes de se movimentar e de praticar exercícios físicos, não utilizando blusas muito apertadas e fazendo depilação a laser em vez de usar cera ou lâmina. Evitar o uso de desodorantes e outros artigos com álcool nas axilas também é importante, assim como dar preferência a produtos antitranspirantes.

    No entanto, Gabriella destaca ainda um distúrbio cutâneo como outra possível causa para as manchas escuras nas axilas: “Elas podem ser causadas pela acantose nigricante e, neste caso, as dosagens de hormônios devem ser controladas, em especial os níveis de insulina. Ou seja, isto pode ser um alerta para investigar diabetes”, alerta a dermatologista.

    Clareadores podem ser usados para suavizar e tratar manchas nas axilas


    Quem já tem manchas escuras nas axilas pode recorrer ao uso de clareadores em forma de gel ou creme, que não só diminuem o tamanho das manchas como também deixam-nas em tons mais parecidos com a cor natural da pele. Esses produtos promovem a renovação das células cutâneas e tem ação anti-inflamatória, podendo ser aplicados tanto nas axilas quanto no rosto.

    Vale lembrar que pessoas de pele negra costumam sofrer mais com o aparecimento de manchas pelo corpo e, portanto, devem ter uma atenção maior às formas de prevenção. Essa maior facilidade se deve à maior quantidade de melanina presente na população negra, que é o pigmento que dá cor à pele e a protege contra a radiação solar.

     

    Foto: Shutterstock

    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes