AchèAchè
search
Título

É possível fazer a barba crescer usando medicação contra calvície?

Cabeça e Pescoço

19 de outubro de 2023

A urticária é uma reação alérgica comum que se manifesta na pele em forma de lesões avermelhadas, inchadas e pruriginosas que se apresentam em formas e tamanhos variados. São conhecidas também como “vergões”. Tais lesões podem ocorrer no corpo todo e até mesmo se unir, formando grandes áreas acometidas. Em geral, desaparecem completamente dentro de 24 horas.  

Sintomas e causas da urticária


O principal sintoma da urticária é justamente o aparecimento na pele dos já mencionados vergões, junto de suas características (vermelhos, salientes, pequenos e de formato oval). “A coceira também é bem marcante e às vezes os pacientes sentem ardência nos locais atingidos”, aponta a dermatologista Alexandra Bononi.

Segundo a especialista, existem várias causas para o desenvolvimento da urticária. Uso de determinados alimentos e medicamentos; calor; pressão; infecções; pólen; frio; água e outras doenças associadas são alguns exemplos. Portanto, para prevenir e tratar a doença é interessante evitar esses fatores desencadeantes.

Conheça o Cuidados Pela Vida

Prevenção e tratamento da urticária


“A prevenção consiste em evitar o desencadeante da urticária. Por exemplo: se camarão é o que provoca as crises, pare de consumi-lo. Alimentos como peixes, frutos do mar, embutidos industrializados, como salsicha e presunto, refrigerantes, ovo e chocolate, além daqueles com muitos conservantes e corantes, também podem piorar ou facilitar o aparecimento das lesões.
”.
As crises de urticárias são episódios recorrentes que podem durar de horas a meses. Muitas vezes elas se encerram espontaneamente ou de maneira simples com o tratamento. Contudo, quando a doença não é tratada devidamente pode haver complicações. “Às vezes ocorre um inchaço intenso das pálpebras, lábios e garganta, o que pode dificultar a respiração. Este evento exige cuidado urgente pois pode resultar em morte”.

 

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
TOC tem cura? Entenda sobre as diferentes fases do transtorno

Pessoas que sofrem de Transtorno Obsessivo Compulsivo podem até duvidar da eficácia do tratamento, já que a doença gera uma sensação de descontrole mental e atrapalha a rotina dos pacientes. O diagnóstico do TOC deve ser feito por um médico psiquiatra e o tratamento pode realizado por meio de medicamentos, psicoterapia ou cirurgia, este último […]

Artigos
Saiba como funciona o tratamento da esquizofrenia com a ajuda de ansiolíticos

Apesar de ser uma doença razoavelmente discutida até mesmo em novelas, como em “Caminho das Índias”, da TV Globo, em 2009, com o personagem interpretado pelo ator Bruno Gagliasso, a esquizofrenia ainda é uma doença ainda pouco conhecida pelo grande público. “É uma desordem mental, classificada como transtorno psicótico e atinge apenas 1% da população mundial”, […]

Artigos
A má nutrição pode prejudicar a saúde dos cabelos? Como?

Todo o organismo humano está conectado. Prova disso é que o cabelo, apesar de não ter funções fisiológicas vitais, pode dar sinais de como anda a saúde do corpo. Segundo o Ministério da Saúde, o estresse e a deficiência nutricional, ou seja, a má alimentação, podem contribuir para uma piora da saúde dos cabelos, prejudicando […]

Converse com um dos nossos atendentes