search
Título

É possível desenvolver osteoporose mesmo com uma dieta rica em cálcio?

Cuidados e Bem-estar
Ossos

Por Dr. Lucio Nakada

19 de outubro de 2023

A osteoporose é uma doença metabólica que afeta a manutenção de todo o esqueleto humano. Ela é caracterizada pela diminuição acentuada da massa óssea, constituída por minerais, como o cálcio. O processo começa a ganhar força a partir dos 40 ou 50 anos e atinge homens e mulheres.

Doença predominantemente feminina

Apesar de ser uma doença encontrada nos dois sexos, as mulheres respondem por uma quantidade maior no número de casos diagnosticados. “A osteoporose atinge mais a mulheres devido à menopausa, quando o corpo reduz a produção de estrogênio, levando à osteoporose”, explica o ortopedista e traumatologista Lucio Nakada.

O estrogênio, também chamado de estrógeno, é um hormônio feminino que atua na fixação do cálcio nos ossos e retarda a reabsorção óssea, um processo em que o próprio corpo absorve o material que compõe o esqueleto. Com o fim do ciclo menstrual a partir da menopausa, o hormônio perde parte de suas funções.

O cálcio não é garantia de ossos saudáveis

Para as mulheres, atitudes visando a prevenção da doença tornam-se ainda mais importantes. É fundamental praticar atividades, se expor à luz solar e manter uma dieta rica em cálcio e vitamina D. Mesmo assim, ainda há riscos. “A mulher pode desenvolver osteoporose mesmo consumindo bastante cálcio e realizando exercícios, devido à queda na produção de estrógeno com a menopausa”, diz Nakada.

Além das recomendações já citadas, o ortopedista afirma que existe a possibilidade de reposição hormonal nas mulheres. Com o acompanhamento médico, isso pode impedir o surgimento da doença e, caso a osteoporose já seja uma realidade, ajudar a retardar a perda da massa óssea e impedir a ocorrência de fraturas.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Newsletter
Tags
osteoporose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Osteoporose: De quanto em quanto tempo um paciente deve se consultar com seu médico?

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia afirma que 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos sofrem fraturas decorrentes da osteoporose. A doença é caracterizada pela perda de densidade óssea, que fragiliza e deixa os ossos porosos. Já que geralmente não provoca sintomas, a osteoporose é considerada silenciosa e, por […]

Artigos
Entenda por que o ginecologista é fundamental para detectar a osteoporose

A osteoporose é uma doença que atinge o esqueleto humano e é caracterizada pela diminuição da densidade óssea, o que enfraquece os ossos e os torna mais vulneráveis a fraturas. O problema é uma preocupação em pessoas acima dos 50 anos, mas atinge principalmente as mulheres com o fim da menopausa. A doença nas mulheres […]

Artigos
Por que a absorção de cálcio é menor à medida que ficamos mais velhos?

Com o passar dos anos e conforme o corpo humano vai envelhecendo, seu funcionamento e reservas tendem a diminuir, causando deficiência em algumas áreas e precisando cada vez mais de suplementos para as vitaminas e minerais que os alimentos, sozinhos, não dão mais conta. O cálcio pode ser um desses nutrientes. Essencial para a construção […]

Converse com um dos nossos atendentes