AchèAchè
search
Título

É possível desenvolver osteoporose mesmo com uma dieta rica em cálcio?

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A osteoporose é uma doença metabólica que afeta a manutenção de todo o esqueleto humano. Ela é caracterizada pela diminuição acentuada da massa óssea, constituída por minerais, como o cálcio. O processo começa a ganhar força a partir dos 40 ou 50 anos e atinge homens e mulheres.

Doença predominantemente feminina

Apesar de ser uma doença encontrada nos dois sexos, as mulheres respondem por uma quantidade maior no número de casos diagnosticados. “A osteoporose atinge mais a mulheres devido à menopausa, quando o corpo reduz a produção de estrogênio, levando à osteoporose”, explica o ortopedista e traumatologista Lucio Nakada.

O estrogênio, também chamado de estrógeno, é um hormônio feminino que atua na fixação do cálcio nos ossos e retarda a reabsorção óssea, um processo em que o próprio corpo absorve o material que compõe o esqueleto. Com o fim do ciclo menstrual a partir da menopausa, o hormônio perde parte de suas funções.

O cálcio não é garantia de ossos saudáveis

Para as mulheres, atitudes visando a prevenção da doença tornam-se ainda mais importantes. É fundamental praticar atividades, se expor à luz solar e manter uma dieta rica em cálcio e vitamina D. Mesmo assim, ainda há riscos. “A mulher pode desenvolver osteoporose mesmo consumindo bastante cálcio e realizando exercícios, devido à queda na produção de estrógeno com a menopausa”, diz Nakada.

Além das recomendações já citadas, o ortopedista afirma que existe a possibilidade de reposição hormonal nas mulheres. Com o acompanhamento médico, isso pode impedir o surgimento da doença e, caso a osteoporose já seja uma realidade, ajudar a retardar a perda da massa óssea e impedir a ocorrência de fraturas.

Dr. Lucio Nakada é ortopedista e traumatologista e atua em São Paulo. CRM-SP: 87965

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Como identificar indícios de câncer de pele do tipo melanoma?

O câncer da pele é a variação da doença mais incidente na população, representando 25% dos casos. Existem diversos tipos de câncer de pele, mas, em geral, ele é definido pelo crescimento anormal e descontrolado das células epiteliais. Pode ser complicado diferenciar um sinal de pele benigno de um maligno, mas existem algumas características específicas […]

Artigos
Cansaço em excesso pode ser sintoma de falta de vitamina D?

A vitamina D é um dos nutrientes mais importantes para o organismo humano. A substância atua, por exemplo, garantindo o crescimento saudável, sendo necessária em quantidades adequadas desde a infância. Entretanto, nem todas as pessoas conseguem suprir a demanda do corpo e a falta da vitamina logo se torna visível. Um dos maiores sintomas da […]

Artigos
É possível ter crises de hiperglicemia ou hipoglicemia mesmo com o diabetes controlado?

O diabetes é uma doença crônica que atinge quase 9% da população brasileira, segundo o Ministério da Saúde, e provoca o descontrole das taxas de açúcar no sangue, o chamado índice de glicemia. Seu tratamento tem como objetivo manter a glicemia sob controle e, assim, evitar episódios de hiperglicemia e hipoglicemia para garantir uma boa […]

Converse com um dos nossos atendentes