search
Título

É possível chegar à velhice sem varizes? Como?

Cuidados e Bem-estar
Longevidade

Por Dr. Jayme Ramos de Almeida Filho

6 de abril de 2023

Por mais que um dos principais fatores de risco para a manifestação de varizes seja o processo natural de envelhecimento, é possível chegar à velhice sem varizes. Porém, é necessária uma combinação de fatores favoráveis para que isso ocorra. A adoção de hábitos saudáveis ainda na juventude é um ponto fundamental para chegar à terceira idade sem ou com poucas varizes.

Cuidados para chegar à velhice sem varizes

“É possível chegar à velhice sem varizes, mas deve-se ter em mente que uma das maiores causas de insuficiência venosa é o próprio processo de envelhecimento natural. Sendo assim, a pessoa teria que ter uma genética bastante favorável e manter uma vida muito regrada em termos de saúde”, explica o angiologista Jayme Ramos Filho.

Diversos hábitos de vida saudáveis contribuem para evitar e controlar um quadro de varizes, desde prática regular de atividades físicas até não fumar, por exemplo. “Fazer atividades físicas regulares, usar meias de compressão de forma regular e visitar um cirurgião vascular e/ou um angiologista de forma rotineira são alguns dos cuidados de saúde importantes para tratar varizes”, afirma o especialista.

De acordo com informações veiculadas no portal da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV), o paciente com varizes ou o indivíduo que quer evitar varizes também deve seguir outras dicas, como: evitar ganho excessivo de peso; não permanecer muito tempo parado, seja em pé ou sentado; adotar uma dieta rica em fibras para evitar constipação intestinal; e não utilizar cintas abdominais apertadas.

Principais medidas de tratamento

O tratamento das varizes pode ser feito com uso de medicamentos específicos que melhoram a circulação sanguínea. Dessa forma, o sangue não se acumula nos membros inferiores e, consequentemente, controla-se as varizes. Outra medida de tratamento comum é a realização de cirurgia. Esta costuma ser indicada em casos um pouco mais severos, mas é considerada um procedimento simples e de baixo risco.

Dados da Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular (SBACV):

https://sbacv.org.br/varizes/

Newsletter
Tags
circulação
envelhecimento
hábitos saudáveis
varizes
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Por que a idade é um fator de risco para as varizes?

As varizes surgem por volta da adolescência, mas nesta fase ainda são brandas e não costumam incomodar. No entanto, com o passar dos anos elas vão aumentando, o que evidencia que o processo de envelhecimento em si é um fator de risco relevante para o desenvolvimento deste problema tão comum, especialmente nas mulheres. “A idade é […]

Artigos
Por que idosos costumam apresentar níveis menores de vitamina D?

Os níveis mais baixos de vitamina D em idosos podem ser explicados, primeiramente, pela exposição solar insuficiente. É bastante comum que pessoas na terceira idade tenhma contato reduzido com os raios solares, visto que, nesta fase, já não saem tanto de casa, devido às dificuldades que o envelhecimento traz ao corpo. Além disso, nessa fase da […]

Artigos
Por que a absorção de cálcio é menor à medida que ficamos mais velhos?

Com o passar dos anos e conforme o corpo humano vai envelhecendo, seu funcionamento e reservas tendem a diminuir, causando deficiência em algumas áreas e precisando cada vez mais de suplementos para as vitaminas e minerais que os alimentos, sozinhos, não dão mais conta. O cálcio pode ser um desses nutrientes. Essencial para a construção […]

Converse com um dos nossos atendentes