AchèAchè
search
Título

DPOC: por que lábios e unhas de pacientes com a doença ficam azulados?

Cuidados e Bem-estar

Por Dra. Luiza Helena Degani Costa

23 de outubro de 2023

Pacientes que apresentam doenças cardíacas e também respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica, a DPOC, em estágios avançados, podem apresentar lábios e extremidades dos pés e das mãos em tons azulados. Diante dessa manifestação, os pacientes devem procurar ajuda médica para receber o diagnóstico e procurar formas de tratamento.

O que é cianose?

 

A mudança na coloração dos lábios e das unhas recebe o nome de cianose. Trata-se de um sinal clínico da redução da quantidade de oxigênio no sangue, que se torna mais escuro, problema chamado de hipoxemia. “A cianose é um sinal tardio de hipoxemia, já que baixos níveis de oxigênio na circulação sanguínea podem já estar presentes antes do paciente se tornar cianótico”, afirma a pneumologista Luiza Helena Degani Costa.

A cianose é mais comum em locais de grandes altitudes. Nessas regiões, a concentração de oxigênio na atmosfera é menor, o que resulta na menor oxigenação do sangue. Não é incomum que esportistas que escalam montanhas muito altas carreguem suplementos de oxigênio para evitar problemas durante a prática esportiva.

Outra manifestação grave da DPOC

 

Além da cianose, um sintoma que aparece em casos graves, existem outros sinais que o corpo demonstra quando sofre com asma e bronquite crônica. “Mais frequentemente, pacientes com DPOC apresentam aumento do diâmetro do tórax, demora mais que o normal para soltar o ar e respira com dificuldade”, explica a médica. Segundo ela, o médico e o paciente podem escutar chiados no peito, outra consequência do agravamento da doença.

Caso apresente lábios, unhas ou outras partes do corpo azuladas, em associação a dores no peito, falta de ar e acúmulo de fluidos no pulmão, procure atendimento médico com urgência para que a causa do problema seja avaliada. O profissional deverá avaliar o histórico clínico e poderá realizar exames cardíacos, respiratórios e de raios X.

 

Newsletter
Tags
doenças respiratórias
dpoc
oxigênio
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Fisioterapia respiratória: como essa abordagem ajuda no tratamento da DPOC?

A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) é um problema respiratório relativamente comum: cerca de 7 milhões de brasileiros convivem com a doença, de acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Os tratamentos para melhorar a qualidade de vida do paciente podem incluir medicações e até mesmo a fisioterapia respiratória. O pneumologista José […]

Artigos
Mal de Parkinson: quais são as fases e os primeiros sinais de alerta da doença

O Mal de Parkinson é um distúrbio do sistema nervoso central causado pela morte das células cerebrais que controlam os movimentos do corpo humano. Embora essa doença seja muito falada, nem todo mundo sabe que ela é dividida em estágios e gera uma série de sinais de alerta que vão além dos característicos tremores nas […]

Artigos
Ginecologista ou obstetra? Entenda as diferenças entre esses médicos!

Você sabe qual é a diferença entre um ginecologista e um obstetra? Essa dúvida é bastante comum entre pacientes que procuram esses profissionais para uma consulta. Mas, no geral, a Ginecologia e a Obstetrícia são especialidades que caminham de mãos dadas, já que as duas atuam no tratamento e na prevenção de doenças que afetam […]

Converse com um dos nossos atendentes