search
Título

Dieta low carb: Nutricionista explica como funciona famosa restrição alimentar

Cuidados e Bem-estar
Emagrecimento

Por Ana Paula Moura

14 de novembro de 2023

Hoje em dia não faltam opções de dietas, sendo que das diversas existentes cada uma é preparada com objetivos específicos para cada pessoa. Uma das mais famosas atualmente, apesar de existir há décadas, é a low carb. O termo em inglês quer dizer, em tradução livre, baixa quantidade de carboidratos, o que representa uma estratégia bem eficiente em termos de emagrecimento.

Baixo consumo de carboidratos e maior consumo de proteína e gorduras


“Em um plano alimentar convencional a quantidade de carboidrato varia de 40 a 50% dos nutrientes ingeridos. Na low carb esta quantidade fica, na maioria das vezes, abaixo dos 20%”, explica a nutricionista Ana Paula Moura. Segundo a profissional, o fato da baixa ingestão de carboidratos (somada ao aumento nos consumos de proteína e gorduras) ser tão eficaz na perda de peso ainda é controverso.

“Destacaria como o principal motivo, a mobilização de gordura como fonte de energia na forma de corpos cetônicos que irão substituir a glicose obtida através dos carboidratos. O resultado é a utilização das reservas de gordura do organismo, que agora passam a servir como combustível para o metabolismo e produção de energia para o corpo”, analisa.

Dieta low carb promove controle de insulina e aumento do bom colesterol


Ana Paula destaca outros benefícios da dieta low carb, fora a perda de peso em si, como o controle de insulina e da glicose sanguínea, diminuição do triglicerídeo sanguíneo e da gordura visceral (aquela que fica na cavidade abdominal e é responsável pelo risco de eventos cardíacos e síndrome metabólica), além do aumento do HDL, também conhecido como bom colesterol.

Como a low carb permite o consumo de gorduras na alimentação mais do que o normal, faz sentido pensar que ela possa representar algum tipo de risco à saúde. Conforme informou a nutricionista, isso só acontece se a dieta for mal orientada. “O plano alimentar LC prioriza gorduras de boa qualidade, por isso a necessidade de um nutricionista nesta orientação”.

Newsletter
Tags
alimentação
dieta
emagrecer
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Dieta no Natal: como aproveitar a ceia, comer bem e não ganhar peso

Ceia de Natal, guloseimas na mesa e muitas tentações para lidar ao mesmo tempo. Um verdadeiro sofrimento para quem quer emagrecer, certo? Com certeza! Mas qual é a melhor maneira de aproveitar as comidas gostosas com moderação? A nutricionista Eliana Rezende vai te ajudar nas suas principais dúvidas. Você não precisa ficar com medo das […]

Artigos
Por que sucos de caixinha devem ser evitados por quem está em dieta com restrição de carboidratos?

Os sucos de caixinha são opções saborosas e práticas e, por isso, se encaixam bem na rotina, especialmente dos mais atarefados, que não têm tempo de preparar um suco natural feito diretamente da fruta. Contudo, por serem industrializados, esses produtos contém uma série de substâncias prejudiciais a uma dieta com restrição em carboidratos, como corantes […]

Artigos
Em quais alimentos encontramos o ácido clorogênico?

O ácido clorogênico pode ser encontrado em alimentos como maçã, pera, alcachofra, berinjela, tomate e erva mate, mas principalmente no café. O extrato de café verde, especialmente, possui alta concentração desse ácido. Dentre os seus benefícios, destacam-se o emagrecimento natural e a redução dos níveis de glicose no sangue. “O ácido clorogênico é da família […]

Converse com um dos nossos atendentes