AchèAchè
search
Título

Dieta das proteínas: nutricionista explica se essa estratégia popular funciona

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

A dieta das proteínas é uma das mais famosas para quem está procurando perder peso e eliminar gordura do corpo a curto prazo. Nas academias então, ela é campeã de adesão. Mas será mesmo que essa estratégia tão popular na hora de se alimentar é saudável e realmente dá resultado? A nutricionista Ana Paula Moura vai esclarecer suas dúvidas.

O que é a dieta das proteínas? Ela funciona?

Como diz o nome, tal regime se constitui no consumo de alimentos que são ricos em proteínas, como carnes e ovos, e no afastamento definitivo de fontes generosas de carboidratos, como pão, massas, arroz, batatas, açúcares, doces, balas, biscoitos, bolos, frutas e refrigerantes. Além disso, a proteína que for eleita para a dieta precisa ser pobre em gordura, por isso é comum, por exemplo, vermos o frango dando lugar às carnes vermelhas.

Mas a pergunta que não quer calar é: “Emagrece ou não?”. Sim, o regime é realmente considerado eficaz, porém há ressalvas importantes: “A dieta da proteína emagrece porque a ausência de carboidratos na alimentação faz o organismo queimar mais rapidamente as suas fontes de gordura. Contudo, ela não educa nutricionalmente o indivíduo, ou seja, no término da mesma o peso pode voltar (famoso efeito sanfona) visto que este indivíduo não aprendeu a comer, somente perdeu peso”, explica a Dra. Ana Paula.

Os perigos da dieta

Como qualquer outra, a dieta das proteínas precisa ser acompanhada por um nutricionista, que é um profissional, vale lembrar, não apenas responsável por emagrecer ou engordar uma pessoa, mas também incumbido no tratamento de pacientes com diabetes, hipertensão e outras doenças. Neste caso específico, o regime, se for mal gerenciado, pode trazer problemas como doença renal, aumento das gorduras no sangue e adversidades cardíacas, entre outros.

Outro ponto a ser destacado são os sintomas que podem surgir no início da dieta. O indivíduo pode sentir fraqueza e até sensação de desmaio pela retirada brusca dos carboidratos da rotina: “Estes sintomas, geralmente, somem durante as semanas da dieta. O ideal é que a pessoa que inicia este processo de emagrecimento observe os sinais e, em caso destes serem acentuados, interrompa a dieta e, se for o caso, procure o serviço médico”, alerta a nutricionista.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quando devo desconfiar de um caso de endometriose?

A endometriose é uma doença que acomete muitas mulheres causando desconforto e dor intensa. Tanto a dor – que pode ocorrer na parte inferior do abdômen, nas costas, pélvis e vagina – quanto irregularidades na menstruação são os “termômetros” mais imediatos para desconfiar da doença e buscar um médico especialista que proponha o tratamento adequado. […]

Artigos
Mineiro vence insônia com tratamento à base de remédio e futebol

A insônia é um problema muito comum e pode se manifestar em episódios esporádicos ou de forma frequente. Neste último caso, ela pode ser considerada crônica. Quando a dificuldade de dormir é intensa e persistente, surge a necessidade de procurar tratamento, o qual costuma ser feito a base de medicamentos específicos para o quadro. Remédio e […]

Artigos
Homens também podem sofrer com a síndrome das unhas frágeis?

A síndrome das unhas frágeis não é um problema que afeta apenas as mulheres. Os homens também podem desenvolver seus sintomas, mesmo que em menor frequência. A doença é caracterizada por unhas que se quebram e descamam com facilidade e pela presença de fissuras e lascas soltas, atingindo cerca de 20% das pessoas. Traumas causam […]

Converse com um dos nossos atendentes