A alimentação balanceada é um dos pilares de um organismo saudável. Sem ela, não é possível obter os nutrientes necessários para manter o funcionamento e a proteção do nosso corpo. Nos pacientes que têm alguma doença, como o diabetes, a importância da alimentação aumenta consideravelmente por causa do tratamento.
Produtos diet não têm açúcar?
No anseio pelo consumo de alimentos mais saudáveis, pessoas diabéticas podem fazer uso de produtos dietéticos, ou diet, como são chamados frequentemente. “Os alimentos diet são aqueles em que um dos compostos é suprimido da elaboração, podendo ser os açúcares ou as gorduras, por exemplo”, explica a endocrinologista Mariana Guerra.
Entretanto, todo cuidado é pouco. Apesar dos produtos dietéticos serem indicados para pacientes diabéticos, é preciso prestar atenção às informações do rótulo. Em vez do açúcar, alguns fabricantes eliminam outros compostos e até mesmo substituem-no por outro, como a gordura. O resultado final pode ser um alimento mais calórico e nada saudável.
O mais importante para o diabetes não é priorizar alimentos diet, mas sim, criar e manter uma dieta balanceada. “A alimentação saudável, com a distribuição adequada entre os compostos, é extremamente útil no tratamento. O consumo de produtos diet é interessante, mas não é garantia de saúde”, afirma a médica.
Qual é a diferença entre diet e light?
Os alimentos dietéticos podem ser confundidos com os produtos light. O segundo grupo, como explica Mariana, é voltado para o emagrecimento: “O alimento light é submetido a uma diminuição da quantidade de calorias totais em 25%. O componente retirado varia, mas serve principalmente para quem está em restrição calórica.”
Dra. Mariana Guerra é endocrinologista formada pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de Vitória e atua em Vitória (ES). CRM-ES: 7019