AchèAchè
search
Título

De que forma o clima mais seco agrava os episódios de alergias respiratórias?

Meu Corpo
Pulmão

19 de outubro de 2023

Basta chegar o inverno para que o tempo fique mais seco e algumas doenças comecem a se manifestar. Mas não são apenas doenças que marcam este período do ano, as alergias também dão as caras e incomodam muita gente. Mas por que isso acontece e como fazemos para melhorar essa situação?

Clima seco pode ser agravante

As alergias acontecem devido à invasão de antígenos, chamado de alérgenos, que são atacados pelo sistema imunológico do corpo, que logo reage ao notar uma presença estranha no organismo. Este processo se agrava quando o tempo fica mais seco,  principalmente em estações do ano como o outono e o inverno, quando as pessoas preferem ficar em lugares fechados: “Na realidade, o tempo seco, para pacientes com alergias respiratórias, é, de forma geral, benéfico. Os ácaros e fungos, responsáveis por muitos casos de alergia respiratória, gostam de umidade. Contudo, no Rio de Janeiro, por exemplo, o tempo mais seco coincide com o inverno, e, nessa época de mais frio, costumamos preferir ambientes fechados, o que nos coloca em maior contato com esses alérgenos”, esclarece a alergista Érica Azevedo.

Segundo a Laira Vidal, também alergista, o clima seco “promove um ressecamento da mucosa do sistema respiratório”, o que a torna mais suscetível à inflamação alérgica.

Sem cura, mas sob controle

As alergias, infelizmente, não têm cura. No entanto, há como tratá-las para que sejam controladas, dando um alívio a quem sofre com isso. O tratamento, que pode envolver medicações tópicas nasais, antialérgicos e vacinas imunoterápicas, é individualizado e depende da forma que a alergia se manifesta, podendo ser rinite ou asma. “De acordo com estudos clínicos, as vacinas antialérgicas são capazes de reduzir os sintomas em 90%, determinando maior qualidade de vida para o paciente”, afirma a Dra. Laira.

Algumas dicas podem amenizar os episódios alérgicos nesta época do ano, no entanto, algumas delas são pouco seguidas pelas pessoas, como, por exemplo, deixar o ar frio circular pela casa, saindo da zona de conforto: “Apesar do tempo mais frio, é importante manter janelas abertas e o ambiente arejado e fazer atividades ao ar livre. Como normalmente guardamos os agasalhos no verão, para tirá-los somente no inverno, é importante lavá-los e deixá-los pegar sol antes de usá-los. Muitos pacientes pioram apenas de colocar um casaco guardado há muito tempo”, orienta Érica.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Tuberculose: Saiba tudo sobre a doença, como é transmitida e seus sintomas

A tuberculose é uma doença que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. É uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo e afeta milhões de pessoas a cada ano. No texto abaixo, entrevistamos a pneumologista Thais Reis, que explica tudo o que você precisa saber sobre a tuberculose, […]

Artigos
Coronavírus: saiba mais sobre o aspecto de vidro fosco bilateral das tomografias de tórax

Alguns fatores podem desencadear a infecção e manifestação dos sintomas do vírus do herpes, o que inclui transtornos mentais, como depressão e ansiedade. Todo quadro que compromete a imunidade do organismo será perigoso para a ocorrência do herpes, tendo em vista que todo vírus se beneficia quando encontra um organismo com as defesas vulneráveis.  Herpes, […]

Artigos
Xarope: A dosagem excessiva pode ser prejudicial?

Apesar de haver tipos diferentes de xaropes para o tratamento de tosse, no geral o uso em excesso pode ser prejudicial, assim como a maioria das coisas na vida (até mesmo a ingestão exagerada de água pode fazer mal). Entre os principais efeitos colaterais do uso excessivo de xaropes estão a boca seca, taquicardia e […]

Converse com um dos nossos atendentes