A queda e a quebra dos cabelos podem ser ocasionadas por diversos motivos, dentre eles estão os processos químicos, como a descoloração e a coloração. A descoloração é mais agressiva para com os fios, podendo causar danos graves, como ressecamento, corte químico e queimaduras.
O procedimento
A descoloração é um processo químico bastante agressivo, em que o produto aplicado aos fios causa a abertura das cutículas. Isso permite a penetração do produto até o córtex, camada mais interna do fio, onde há pigmento. Os produtos usados para esta finalidade têm pH básico (ou seja, cáustico), o que é diferente do pH normal do couro cabeludo (que é ácido) e por isso há mais risco de eventos adversos.
Teste de mechas
Antes de realizar qualquer intervenção química nos cabelos, é importante fazer um teste de mechas, para saber se os fios podem ser submetidos àquela técnica.
Intervalo de tempo
Apesar do processo de descoloração ser agressivo, tomando os cuidados necessários o procedimento prejudica pouco os cabelos. Procure passar por esse processo com um intervalo maior de tempo todas as vezes que for realizá-lo. O tempo ideal é de no mínimo três em três meses, para que assim não agrida tanto a fibra.
Faça a descoloração com um profissional
Realize o processo de descoloração com um profissional, ele saberá chegar no tom que deseja, evitando aborrecimentos posteriores sobre a cor dos fios.
E lembre-se, em caso de queda dos fios, procure um dermatologista de sua confiança.
Fontes:
All Things Hair. Couro cabeludo irritado após química: saiba o que fazer? Disponível em: <https://www.allthingshair.com/pt-br/como-cuidar-dos-cabelos/cabelos-com-quimica/queimadura-quimica-no-couro-cabeludo/>. Acesso em: Mar. 2022.
Sociedade Brasileira de Dermatologia. Tinturas. Disponível em: <https://www.sbd.org.br/cuidados/tinturas/>. Acesso em: Mar. 2022.
Vieira, S. Descoloração x coloração: qual química agride mais o cabelo? Disponível em: <https://www.fiquediva.com.br/noticia/descoloracao-x-coloracao-qual-quimica-agride-mais-o-cabelo_a10932/>. Acesso em: Mar. 2022.