O isolamento social afeta diretamente vários aspectos da nossa vida. Precisamos lidar com mudanças importantes na rotina diária e procurar nos adaptar da melhor forma. As crianças deixaram de ir às escolas e passam o dia em casa com os pais que tentam equilibrar as aulas online, com o trabalho remoto e os cuidados do lar. Nesse contexto, é importante incentivar a colaboração de toda família, pois pode ser uma maneira de minimizar o cansaço e ensinar novas atividades, principalmente para as crianças.
Manter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras e legumes deve fazer parte da rotina. Esses alimentos são ricos em micronutrientes como vitaminas e minerais – vitamina C, zinco, vitamina A, vitaminas do complexo B – todos desempenham papel relevante na imunidade das crianças e devem ser devidamente ingeridas diariamente.
E por falar em crianças, é sempre um desafio incentivá-las a ter um prato colorido e diversificado, não é mesmo? Que tal unir alimentação, saúde e diversão?
Pensando nisso, separamos algumas receitas muito fáceis de fazer e que as crianças podem ajudar no preparo.
Palitos de cenoura com molho de iogurte e mostarda
Ingredientes:
– 1 cenoura média
– 1 pote de iogurte natural integral
– 1 colher (sopa) de mostarda – ½ limão – 1 colher (chá) de azeite
– 1 pitada de sal
– 1 pitada de pimenta do reino
Modo de preparo:
– Misture o iogurte, a mostarda, o limão, o azeite, o sal e a pimenta para fazer o molho – Deixe a criança misturar os ingredientes pra você e se não gostar de algum dos ingredientes citados faça uma adaptação levando em conta o gosto da família!
– Limpe, descasque e corte a cenoura em formato de palito.
– Divida o molho em 4 potinhos e distribua a cenoura entre eles – nessa tarefa as crianças também podem ajudar.
Vitamina de morango
Ingredientes:
– 1 copo de leite
– 1 caixa de morangos limpos e picados
– 2 colheres (sopa) de aveia em flocos
– 2 colheres (sopa) de mel
– 2 colheres (sopa) de leite em pó
– Gelo e hortelã a gosto
Modo de preparo:
– Em um liquidificador, bata todos os ingredientes até obter consistência cremosa. Nessa receita a criança pode te ajudar a colocar os ingredientes no liquidificador. Vai ser divertido aprender sobre os alimentos e sobre as medidas caseiras!
Bolinho de brócolis assado
Ingredientes:
– ½ cabeça de brócolis
– 2 dentes de alho amassados
– 1/3 xícara de farinha de rosca
– 1 ovo
– 1/3 xícara de queijo ralado
– 1 colher (chá) de sal
– 1 colher (chá) de pimenta do reino
Modo de preparo:
– Cozinhe o brócolis em uma panela com água e sal por aproximadamente 2 minutos.
– Depois de cozido, pique o brócolis em pedaços bem pequenos, como se fosse uma farofa.
– Em um recipiente misture todos os ingredientes com o brócolis picado.
– Modele em 10 bolinhos e distribua em uma forma forrada com papel manteiga – Essa parte será muito divertida com as crianças!
– Asse a 180o C por 15 minutos.
– Sirva com creme de queijo (ou cream cheese)
Referências:
https://bvsms.saude.gov.br/bvs/folder/dez_passos_alimentacao_adequada_saudavel_dobrado.pdf