search
Título

Coronavírus: Quais as principais recomendações para quem tem doenças respiratórias e precisa viajar?

Pulmão

Por Dr. Ciro Kirchenchtejn

19 de outubro de 2023

Diante da pandemia do novo coronavírus, as recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa o máximo possível. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do novo coronavírus, responsável pela doença conhecida como COVID-19, acontece sobretudo por meio do contato pessoal. Por isso, além de medidas de higiene, como o uso de máscaras e de álcool em gel, é fundamental conter a circulação de pessoas para evitar a propagação da doença, especialmente de quem já tem outras doenças respiratórias.

Viagens aumentam os riscos de contaminação pelo novo coronavírus


De acordo com o pneumologista
Ciro Kirchenchtejn, a principal recomendação para o momento é repensar as viagens, principalmente as pessoas que já têm doenças respiratórias, visto que elas podem ter complicações graves em quadros de COVID-19.O novo coronavírus é de grande transmissibilidade. Isto quer dizer que é muito fácil ser infectado por ele e transmiti-lo para outras pessoas. Assim, neste momento, ninguém deveria viajar, o melhor é ficar no maior isolamento social possível”, alerta o especialista.
Mas, se a viagem for inevitável, algumas medidas devem ser seguidas. “Se tiver que pegar transporte, melhor usar em horários de menor fluxo, limpar o assento e as barras de apoio com álcool em gel 70%, permanecer usando máscaras e lembrar de não levar a mão à face. É importante também lavar imediatamente as mãos ao sair do meio de transporte”, recomenda o médico. 

Pessoas com doenças pulmonares crônicas podem ter quadros mais graves de COVID-19

Pacientes com asma, bronquite crônica, enfisema e DPOC apresentam os mesmos riscos de contrair a doença que a população em geral, mas neles os efeitos do novo coronavírus podem ser mais sérios. Por isso, é fundamental que essas pessoas, além de seguir as orientações de prevenção, também mantenham as doenças pulmonares crônicas controladas. 
Isso deve ser feito seguindo o tratamento proposto pelo pneumologista. É fundamental continuar usando a medicação indicada na dose correta, manter a casa livre de poeira, ácaros, mofo e pelos de animais, não fumar, estar com a vacina da gripe em dia e fazer exercícios físicos, mesmo dentro de casa. 

Dados do Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid

Newsletter
Tags
coronavírus
COVID-19
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Bronquite tem cura? Saiba mais sobre o tratamento desta doença respiratória

A bronquite é uma inflamação nos brônquios, estruturas pulmonares fundamentais na respiração, e, de acordo com dados do SUS, mata 40 mil brasileiros por ano. A doença é, no geral, dividida em dois grupos: bronquite aguda, normalmente associada à infecção de vírus e bactérias, e dura de alguns dias a algumas semanas; e a bronquite […]

Artigos
Tuberculose: Saiba tudo sobre a doença, como é transmitida e seus sintomas

A tuberculose é uma doença que ataca principalmente os pulmões, mas também pode afetar outros órgãos do corpo. É uma das principais causas de morte por doenças infecciosas no mundo e afeta milhões de pessoas a cada ano. No texto abaixo, entrevistamos a pneumologista Thais Reis, que explica tudo o que você precisa saber sobre […]

Artigos
Quais são os sintomas de pneumonia?

A pneumonia é uma infecção do pulmão que pode ser causada por bactérias, vírus ou fungos. Os principais sintomas do quadro são dor torácica e febre, podendo haver ainda tosse e expectoração. Tendo em vista os agentes que provocam a doença, manter a imunidade sempre alta é fundamental como medida preventiva, especialmente no caso das […]

Converse com um dos nossos atendentes