search
    Título

    Coronavírus: Quais as principais recomendações para quem tem doenças respiratórias e precisa viajar?

    Uncategorized

    Por

    Diante da pandemia do novo coronavírus, as recomendações dos principais órgãos de saúde são claras: é preciso ficar em casa o máximo possível. Segundo o Ministério da Saúde, a transmissão do novo coronavírus, responsável pela doença conhecida como COVID-19, acontece sobretudo por meio do contato pessoal. Por isso, além de medidas de higiene, como o uso de máscaras e de álcool em gel, é fundamental conter a circulação de pessoas para evitar a propagação da doença, especialmente de quem já tem outras doenças respiratórias.

    Viagens aumentam os riscos de contaminação pelo novo coronavírus


    De acordo com o pneumologista
    Ciro Kirchenchtejn, a principal recomendação para o momento é repensar as viagens, principalmente as pessoas que já têm doenças respiratórias, visto que elas podem ter complicações graves em quadros de COVID-19.O novo coronavírus é de grande transmissibilidade. Isto quer dizer que é muito fácil ser infectado por ele e transmiti-lo para outras pessoas. Assim, neste momento, ninguém deveria viajar, o melhor é ficar no maior isolamento social possível”, alerta o especialista.
    Mas, se a viagem for inevitável, algumas medidas devem ser seguidas. “Se tiver que pegar transporte, melhor usar em horários de menor fluxo, limpar o assento e as barras de apoio com álcool em gel 70%, permanecer usando máscaras e lembrar de não levar a mão à face. É importante também lavar imediatamente as mãos ao sair do meio de transporte”, recomenda o médico. 

    Pessoas com doenças pulmonares crônicas podem ter quadros mais graves de COVID-19

     

    Pacientes com asma, bronquite crônica, enfisema e DPOC apresentam os mesmos riscos de contrair a doença que a população em geral, mas neles os efeitos do novo coronavírus podem ser mais sérios. Por isso, é fundamental que essas pessoas, além de seguir as orientações de prevenção, também mantenham as doenças pulmonares crônicas controladas. 
    Isso deve ser feito seguindo o tratamento proposto pelo pneumologista. É fundamental continuar usando a medicação indicada na dose correta, manter a casa livre de poeira, ácaros, mofo e pelos de animais, não fumar, estar com a vacina da gripe em dia e fazer exercícios físicos, mesmo dentro de casa. 

     

    Dados do Ministério da Saúde: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes