AchèAchè
search
Título

Conhece alguém com TOC? Separamos algumas dicas para facilitar a convivência e ajudar no tratamento

Uncategorized

Por

19 de outubro de 2023

O transtorno obsessivo compulsivo, também conhecido como TOC, atinge não só os doentes, mas interfere na vida de familiares, amigos e cônjuges. A doença requer acompanhamento médico, mas pequenas atitudes no dia a dia podem ajudar no tratamento e contribuir para que aqueles que sofrem com a doença consigam levar uma vida próxima da normalidade.

Apoio da família é fundamental

Dar apoio aos doentes é o primeiro passo para que eles aceitem sua condição e tenham sucesso no tratamento do problema. Quem conhece pessoas com TOC deve procurar entender o transtorno e as dificuldades que dele resultam, como defende a psiquiatra Ana Hounie. “A psicoeducação é o mais importante. É preciso reduzir o preconceito, se informar e seguir as orientações da equipe terapêutica”, afirma a médica. Assim, parentes e outras pessoas próximas podem entender como o tratamento funciona e ajudar na luta.

Segundo a psiquiatra, um dos maiores erros de pessoas próximas é ajudar os sintomas a crescerem durante a luta contra o TOC, o que atrapalha o doente. “Se o paciente tem obsessão com limpeza e a família concorda em não entrar de sapato em casa ou ter uma maquina de lavar roupa só para o paciente, ela estará ajudando a doença e não o paciente”, explica.

Não desista! O tratamento deve continuar

Muitos pacientes tem recaídas ao longo do tratamento, especialmente se não fizerem terapia. Caso isso aconteça, é imprescindível não ceder à doença. Mostre que há uma saída e ajude a lidar com as manias, fazendo listas e desviando o pensamento para outros assuntos. Além disso, se esforce para auxiliar a pessoa no enfrentamento de situações que provocam medo e tensão.

Uma das principais causas para a transformação de compulsões e obsessões no transtorno obsessivo compulsivo é a exposição a situações estressantes, como brigas e discussões, principalmente a respeito do transtorno. Seja compreensivo, atencioso, positivo e evite fazer críticas, já que elas apenas contribuem para deprimir o doente.

 

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais os principais mitos relacionados ao uso do protetor solar?

O uso do protetor solar é imprescindível para a saúde da pele. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional de São Paulo, o uso do protetor desde a infância é uma das principais formas de prevenir o envelhecimento precoce, além do câncer de pele. Porém, nem tudo que se ouve ou lê sobre o filtro […]

Artigos
Quais tipos e modalidades de exercícios ajudam a queimar mais calorias?

Os benefícios proporcionados pela prática de atividades físicas à saúde humana são muitos e vão desde promover o bem-estar mental até ajudar a emagrecer. Segundo o especialista em Medicina do Esporte Luiz Fernando Medeiros, qualquer exercício ajuda a queimar aquelas indesejáveis calorias extras, mas alguns são mais eficazes que outros. Exercícios aeróbicos emagrecem com mais […]

Artigos
Paulistana perde 12kg com uso de remédio e retoma boa performance nos exercícios

Apesar do emagrecimento depender muito da prática de atividades físicas, nem sempre apenas isso irá garantir o peso ideal. É preciso também adotar hábitos alimentares mais saudáveis. Todavia, há pessoas que precisam de um estímulo para conseguir realizar essas recomendações com eficiência e é aí que entram os medicamentos emagrecedores. No caso de Janaína E. […]

Converse com um dos nossos atendentes