search
Título

Como se aproveitar do verão no combate contra a depressão?

Uncategorized

Por

Quando se fala em depressão e estações do ano, logo entra em questão o conceito de depressão sazonal, que é um tipo específico desse transtorno mental, muito relacionado, principalmente, ao inverno. Os menores níveis de luz solar nesta época do ano seriam a explicação para a formação de quadros depressivos. Como no verão ocorre o oposto, isso poderia ser um fator positivo para a saúde mental.
“Dentre os tipos de depressão, existe aquele que recebe o nome sazonal justamente por ser um quadro depressivo que ocorre durante o inverno. Isso se deve ao fato da estação concentrar os meses mais escuros do ano, com menos tempo de luz. Em países de clima tropical, como a variação climática não é tão gritante, não observamos tanto esse tipo de quadro”, explica a psiquiatra Ana Cláudia Ducati.

Férias, viagens e praia no verão podem ajudar no combate à depressão


Embora não seja afirmado, é possível considerar o fato de que algumas atividades típicas do verão muitas vezes acabam sendo de alguma maneira protetoras contra a depressão. Isso porque o verão costuma coincidir com as férias e é uma estação propícia para passeios divertidos (praia, piscina, parques, bosques etc).   

“Durante o verão as pessoas costumam viajar mais, seja pelo período de festas no fim de ano, férias escolares, ou simplesmente para aproveitar o calor. O simples fato de darem uma pausa em suas rotinas estressantes já contribui para uma melhora do humor. Também podemos observar que, embora não de maneira generalizada, as demandas dentro das empresas tendem a ser menores”.

Planos mais saudáveis para o novo ano são fundamentais para evitar e vencer a depressão


O fato do verão ocorrer durante a virada do ano no Brasil (época em que as pessoas costumam renovar suas expectativas e fazer planos muitas vezes buscando um estilo de vida mais saudável), também é importante no combate à depressão, segundo a psiquiatra. “
Melhorar a qualidade de vida com hábitos mais saudáveis contribui muito para a melhora de quadros depressivos”.
Dra. Ana Claudia Ducati Dabronzo é psiquiatra geral e da infância e adolescência, formada pela Universidade de São Paulo (USP). CRM: 150.562
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes