search
    Título

    Como saber se algum familiar ou amigo está enfrentando a depressão?

    Uncategorized

    Por

    A depressão é uma complexa doença psiquiátrica que causa sofrimento não apenas no paciente afetado, mas também em seus familiares e amigos. Apesar da tristeza profunda ser o sintoma mais frequentemente associado ao problema, existem outros sinais e sintomas que ajudam a identificar um paciente nesta situação. Em alguns casos, é possível realizar até um autodiagnóstico da depressão.
    Os sintomas mais frequentes
    De acordo com a psiquiatra Elaine Henna, alguém com essa doença psiquiátrica sofre uma forte mudança de comportamento. “Existe uma ruptura no modo do indivíduo ser. Ele fica diferente, mais entristecido, pessimista e afastado das outras pessoas, na maioria dos casos”, explica.
    Não são raras as vezes em que um paciente com depressão também apresenta desejos de suicídio e de morte. É comum sentir dores e cansaço físico e mental, além de desinteresse e sensação de insegurança. Pessoas que sofrem com a doença ainda podem apresentar alterações no sono, na libido e no apetite.
    O paciente precisa de apoio familiar
    Na luta contra o problema, a ajuda da família é fundamental. “Deve-se mostrar ao indivíduo que ele está diferente há algum tempo e que conversar com algum profissional pode colaborar para entender o problema”, recomenda Elaine. A psiquiatra afirma também que é importante deixar claro que a depressão é uma doença e, portanto, requer acompanhamento e tratamento.
    A depressão provoca redução da qualidade de vida, perda de dias de trabalho e também causa alterações no cérebro, o que torna a busca pelo diagnóstico precoce essencial para minimizar os efeitos da doença. “Ocorrem alterações nos sistemas de funcionamento cerebral, gerando um processo inflamatório cerebral e sistêmico. Quanto antes o tratamento for realizado, mais rapidamente essas alterações serão revertidas”, alerta a psiquiatra.
    Dra. Elaine Aparecida Dacol Henna é psiquiatra formada pela Universidade de Mogi das Cruzes e atua em Sorocaba (SP). CRM-SP: 66403

    Newsletter
    Compartilhamento

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes