search
Título

Como saber se a ansiedade está se tornando um problema em sua vida?

Uncategorized

Por

A ansiedade é uma sensação responsável por deixar o organismo em alerta diante de uma situação de perigo, de modo com que o indivíduo fique pronto para enfrentar qualquer ameaça. Trata-se de um fenômeno natural do corpo que o estimula a entrar em ação caso seja necessário.

Ansiedade em níveis acima do limite

Apesar de ser bastante presente na vida das pessoas, a ansiedade pode se tornar um problema. “Em até certa proporção, ela é benéfica, como estímulo para estudar para um concurso ou para uma prova esportiva, mas quando se torna exagerada e passa a afetar a vida da pessoa, pode requerer alguma medida de tratamento”, explica o psiquiatra Ricardo Torresan.

Quando ela se transforma em uma constante no dia a dia, a ansiedade pode comprometer o desempenho no trabalho e nos estudos e atrapalhar a relação com a família e amigos. “Ela é considerada patológica quando é desproporcional ao estímulo que a desencadeia, limitando escolhas e a liberdade de agir, como, por exemplo, se apavorar ao dirigir um carro”, afirma Torresan.

Prejuízos físicos

A ansiedade exagerada pode provocar alterações no humor, causando impaciência, irritabilidade e isolamento social. Ela também é capaz de gerar consequências físicas para um indivíduo, como dores nas costas, no pescoço e na cabeça, tensão muscular, falta de ar, insônia, alterações no peso e problemas de memória.  

Os tratamentos para a ansiedade podem não ser apenas medicamentosos e servem tanto para casos leves quanto graves, como explica o psiquiatra: “Existem tratamentos para a ansiedade que só causam impactos pontuais como também para quadros mais severos incapacitantes, como a terapia cognitivo-comportamental e medicamentos.”

Dr. Ricardo Cézar Torresan é psiquiatra, graduado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e atua em Botucatu. CRM-SP: 100415

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes