search
    Título

    Como funciona o tratamento para a insônia?

    Uncategorized

    Por

    A insônia é um transtorno do sono no qual o paciente encontra, com frequência, dificuldade para pegar no sono ou, mesmo dormindo, acorda diversas vezes durante a noite e amanhece sem o descanso proporcionado por uma noite bem dormida. Ela é mais comum em mulheres, mas pode atacar os dois sexos, e é fundamental que seja acompanhada por um médico, já que pode trazer diversas consequências negativas que prejudicam o dia a dia e afetam a saúde do corpo.

    A psiquiatra e especialista em medicina do sono Camilla Pinna explica alguns dos sintomas. “Essa dificuldade ocorre mesmo que o indivíduo tenha circunstâncias e tempo adequados para dormir e lhe causam problemas durante o dia, fadiga, dificuldades de atenção, de concentração e de memorização”, afirma. A insônia pode comprometer o aprendizado e o desempenho no trabalho e ainda causar alterações no humor e no comportamento com a família e amigos.

    Tratamento com diferentes abordagens

    O tratamento para a insônia varia de acordo com suas causas, mas Camilla diz que algumas medidas servem para todos os pacientes. “Devemos sempre orientar os indivíduos quanto à importância de adotar hábitos saudáveis em relação ao sono, que incluem a redução da ingestão de cafeína e a prática regular de exercícios físicos”, recomenda a psicóloga. Também é importante estabelecer horários regulares para dormir e acordar e diminuir a quantidade de luz e som no ambiente.

    A terapia também pode ser usada no tratamento em alguns casos. “A terapia cognitivo-comportamental é o considerada o principal tratamento para casos de insônia primária, em que não é possível determinar um fator causal preciso”, explica a psiquiatra. Por outro lado, quando o surgimento do problema está relacionado a outra doença, deve-se tratar essa condição, o que muitas vezes pode acabar com a insônia.

    Uso de medicamentos

    Medicamentos e fitoterápicos também podem ser usados para facilitar o início ou garantir uma melhor qualidade do sono. Camilla alerta, no entanto, que a medicação, em especial, deve ser prescrita por um médico, já que o uso indiscriminado de algumas substâncias pode agravar problemas de saúde ou causar outros. Para garantir, se tiver dificuldades crônicas para dormir ou sono que não recarrega suas energias com frequência, procure um especialista.

    Dra. Camilla Moreira de Sousa Pinna é psiquiatra formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e atua no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 52-82109-8

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes