AchèAchè
search
Título

Como a pressão arterial descontrolada pode afetar os rins?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

Pacientes que sofrem de hipertensão correm diversos riscos quando não se engajam em um tratamento adequado e contínuo. As complicações mais comuns associadas ao problema são infarto e AVC (acidente vascular cerebral), mas essas não são as únicas. A pressão arterial descontrolada também pode afetar os rins, por exemplo. 

Relação entre pressão descontrolada e os rins

“Quando a hipertensão arterial não é controlada, há um aumento da progressão da aterosclerose em diversas partes do corpo. Nos rins, isso provoca a nefrosclerose, interferindo no funcionamento renal e levando à insuficiência renal crônica”, informa o cardiologista Rubens Mattar Jr. 
De acordo com a Sociedade Brasileira de Hipertensão, a pressão alta pode provocar alterações na filtração do sangue feita nos rins e até mesmo a paralisação desses órgãos. É importante ter em mente que coração e rins trabalham juntos, já que o primeiro bombeia o sangue para todo o corpo e o segundo faz a limpeza do sangue, controlando a pressão sanguínea e balanceando fluidos e minerais.

Cuidados para controlar a pressão


Para evitar problemas tanto nos rins quanto no coração devido à pressão arterial descontrolada, é muito importante que o paciente busque o quanto antes um especialista que lhe oriente um bom tratamento, com uso de medicamentos ou indicação de hábitos de vida saudáveis.

“É fundamental que o médico mostre ao paciente a importância de se engajar plenamente ao tratamento, seguindo cuidados constantes, como se manter em um peso adequado, evitar excessos de sal e gorduras e evitar fumo e consumo excessivo de álcool. Também é recomendado controlar o diabete mellitus, o estresse e a pressão arterial (periodicamente)”, reforça o cardiologista.                

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes