search
Título

Hipertensão: um infarto pode causar danos nos rins?

Uncategorized

Por

O episódio que configura um infarto não provoca danos diretos aos rins, mas o contexto no qual ele está inserido pode não ser favorável a esses órgãos, uma vez que o infarto pode resultar em comprometimento do equilíbrio circulatório do organismo e consequentemente, afetar a função dos rins.

Relação entre infarto e danos aos rins


“O infarto agudo do miocárdio não gera
dano direto aos rins. Porém, o grupo de pacientes com comprometimento coronariano apresenta alta prevalência de hipertensão arterial e diabetes mellitus, todos conhecidos preditores de piora da função renal”, informa a cardiologista Bruna Baptistini.

De acordo com a Dra. Caroline Nagano, também cardiologista, um outro fator a ser lembrado é o exame de cateterismo cardíaco (normalmente indicado após um infarto), que também pode ser prejudicial aos rins em alguns casos, uma vez que utilizam-se substâncias para o contraste, cuja finalidade é ajudar a gerar imagens mais definidas para facilitar a avaliação do médico.

Em casos de infarto do miocárdio, o tratamento adequado e o mais brevemente possível é a forma mais eficiente de se prevenir complicações circulatórias que podem resultar em danos aos rins.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Converse com um dos nossos atendentes