Todo mundo já deve ter escutado alguma vez na vida alguém dizendo que comer e beber ao mesmo tempo durante uma refeição faz mal e engorda. Apesar disso ser reproduzido pelo senso comum, não se trata de um mito. Tem fundamento, já que de fato o hábito pode contribuir para o ganho de peso. No entanto, há algumas ressalvas.
Água ou sucos de frutas em quantidades moderadas não engordam junto à refeição
A quantidade e o tipo do líquido ingerido durante a refeição são essenciais neste contexto. “Uma bebida rica em calorias vai, sim, induzir a um aumento do peso. Porém, líquidos menos calóricos e saudáveis, em quantidades moderadas, não vão agregar excesso de calorias à refeição a ponto de serem os vilões no ganho de peso”, explica a nutricionista Ana Paula Moura.
“Não há um consenso na literatura, mas uma boa medida é não ultrapassar 200 a 250ml por refeição. Quanto ao líquido ideal, deve-se privilegiar água e sucos de frutas naturais”. Seguindo essas dicas se torna possível beber durante as refeições sem prejudicar a absorção de nutrientes, ganhar peso, ter má digestão, gases ou dor abdominal.
Alguns emagrecedores se beneficiam do hábito de comer e beber ao mesmo tempo
Quanto ao horário mais indicado para ingerir líquido ao comer, algumas pesquisas apontam o fim das refeições como mais adequado. “Contudo, na prática clínica, não há relatos negativos de ingestão de bebida durante refeições quando o limite de até 250ml do volume é respeitado, assim como a opção por um tipo de líquido pouco calórico”.
Aqueles que usam remédios emagrecedores devem procurar orientação médica para saber se a prática de comer e beber ao mesmo tempo pode trazer prejuízos, mas ela também pode ser positiva neste sentido. “Medicamentos fitoterápicos se beneficiam com a bebida. Eles precisam da água para melhor absorção. Por possuírem fibras em sua composição, a interação com o líquido aumenta a saciedade e o indivíduo acaba comendo menos”.
Foto: Shutterstock