AchèAchè
search
Título

Aspirar o excesso de muco no nariz pode provocar pneumonia?

Meu Corpo
Ouvido, Nariz e Garganta

19 de outubro de 2023

O muco presente no nariz e garganta tem a função de proteger e filtrar as vias respiratórias, mesmo quando não há doença alguma envolvida. Portanto, a atuação do componente é perfeitamente normal e importante. Todavia, o aumento na quantidade da secreção representa riscos à saúde, já que o indivíduo tende a aspirar o excesso.  

Excesso de muco pode provocar até mesmo pneumonia


“Aspirar o muco em excesso costuma ser prejudicial à saúde pois pode evoluir para uma rinossinusite aguda bacteriana devido ao acúmulo e infecção do muco. Esse muco também pode progredir aos pulmões, de modo que sua retenção provoque uma pneumonia”, explica a otorrinolaringologista Cristiane Adami.

A produção de muco em excesso ocorre por vários motivos, dentre eles alergias, reações a alimentos e infecções de bactérias, fungos e vírus. “Para evitar uma possível concentração de muco nos pulmões, deve-se ingerir líquidos em abundância, apostar em alimentos ricos em vitamina C e vitamina E, além de hidratar a mucosa das vias aéreas com inalação e lavagem nasal”.

Engolir muco é normal e não representa perigo


Apesar dos inconvenientes, a médica destaca a participação do muco como agente de defesa do organismo. “A mucosa nasal é constituída por glândulas secretoras de muco que protege o nariz. O muco tem função de defesa imunológica atuando como bactericida e consegue reter micróbios e partículas de poeira de ar, funcionando como um filtro para o nariz”.

Por mais que aspirar o muco em excesso seja prejudicial à saúde, o ato de engoli-lo não representa maiores perigos, garante a especialista. “Engolimos muco o tempo todo, pois a mucosa nasal, com o movimento ciliar, leva o muco produzido para a deglutição. Portanto, é um mecanismo fisiológico que não traz danos à saúde”.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Otorrinolaringologista: o que faz? Que problemas esse especialista trata?

Você está com dor de garganta, dor de ouvido, com suspeita de laringite, amigdalite ou precisa de tratamento para apneia do sono? Para todos esses casos, existe um profissional que pode te ajudar: o otorrinolaringologista. Essa especialidade tão abrangente da Medicina atua na terapia e na prevenção de várias doenças do canal auditivo, do nariz e da garganta. […]

Artigos
Conheça os principais sintomas de otite externa, doença comum entre crianças!

Você sabe o que é otite externa? Também conhecida como “ouvido de nadador”, é uma infecção que atinge o ouvido externo (parte do pavilhão auricular e conduto auditivo que liga o tímpano – é a região mais externa do ouvido, por isso o nome). Para identificar e tratar o problema, é importante ficar atento aos […]

Artigos
Garganta inflamada no inverno: como evitar e tratar esse problema tão incômodo?

O inverno mal chegou e você já está com a garganta inflamada? Esse é um sintoma típico da estação devido à combinação entre quedas bruscas de temperatura, clima seco e aumento do número de casos de infecções respiratórias, incluindo gripes e resfriados. Quem tem quadros alérgicos intensos e crônicos, como rinite, sinusite, bronquite e asma, acaba sofrendo mais […]

Converse com um dos nossos atendentes