AchèAchè
search
Título

Ano novo, vida nova? Confira algumas dicas para não deixar a ansiedade atrapalhar suas resoluções de fim de ano!

Ansiedade
Sintomas

19 de outubro de 2023

Muitas pessoas utilizam o mês de dezembro para fazer um balanço de tudo que aconteceu de positivo e negativo ao longo do ano que está terminando e, claro, para estabelecer novas metas para o ano seguinte. No entanto, quem sofre com ansiedade, especialmente em níveis leves ou moderados, deve tomar cuidado para não deixar que essa sensação exagerada atrapalhe o cumprimento dessas resoluções.

Falta de concentração causada pela ansiedade pode atrapalhar metas


Segundo a psiquiatra Mônica Melo, a atenção deve começar já na hora de elaborar os objetivos, o que possibilita manter os pés no chão. “Muitas vezes, a pessoa ansiosa tende a estabelecer metas exageradas e inalcançáveis, agravando ainda mais o ciclo vicioso de autocobrança, piora da ansiedade e sentimento de incapacidade”, afirma a profissional.

Além disso, os próprios sintomas causados pela ansiedade exagerada podem acabar prejudicando as resoluções. “A pessoa com ansiedade pode apresentar dificuldade de se concentrar, insônia e preocupações excessivas, o que pode dificultar a execução de seus planejamentos”, destaca a psiquiatra Paula Alves.

Mantenha uma lista com as resoluções mais importantes


Durante o fim do ano, ao pensar nas metas, é necessário que o paciente ansioso crie uma lista com todos os seus objetivos e, segundo Mônica, peça a opinião de alguém próximo ou de um profissional da área da saúde para ajudá-lo a selecionar os mais importantes e a traçar um plano para conseguir alcançá-los.

É também reconhecer suas vitórias. “Parabenizar-se por cada mudança realizada, por menor que ela pareça. Lembre-se que ter compaixão por você mesmo te estimulará a persistir nos seus ideais”, aconselha Mônica. Além disso, não se culpe pelos erros. Ninguém é perfeito e os erros fazem parte da vida e do processo de aprendizado.
Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Dia do Transtorno Bipolar: Entenda as diferenças entre os tipos 1 e 2 e saiba como identificar a doença

O Dia do Transtorno Bipolar é celebrado em 30 de março. A data tem como objetivo conscientizar essa condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por alterações de humor intensas e extremas, o transtorno pode causar grande sofrimento e prejuízo na vida dos pacientes. Em entrevista para o […]

Artigos
Como ajudar quem está sofrendo uma crise de pânico?

O transtorno do pânico é uma doença psiquiátrica ligada a níveis exagerados e perigosos de ansiedade. O problema provoca crises inesperadas e que são bastante impactantes para o doente, envolvendo tanto sintomas físicos quanto psicológicos. A ajuda de amigos e familiares é importante para que o paciente passe pela crise de pânico de forma menos traumática. Controlar a respiração ajuda […]

Artigos
Quais são os diferentes tipos de transtornos bipolares?

O transtorno bipolar é um complexo distúrbio psiquiátrico que merece atenção. Antes chamado de psicose maníaco-depressiva, é o problema de saúde que mais causa suicídios no Brasil: entre 30 a 50% das pessoas com o distúrbio no país tentam se matar. A subdivisão mais aceita pela psiquiatria é a que separa o transtorno bipolar em […]

Converse com um dos nossos atendentes