AchèAchè
search
Título

Adesão ao tratamento: Saiba a importância de checar sua pressão arterial regularmente

Uncategorized

19 de outubro de 2023

Como a hipertensão é uma doença silenciosa, que não apresenta sintomas, é fundamental que você tenha o controle dos níveis da sua pressão arterial (PA) mesmo que não seja diagnosticado com a doença. Caso você possua o diagnóstico e esteja seguindo um tratamento, esse monitoramento é ainda mais necessário para que seja possível evitar os riscos associados ao quadro.

Controlando a pressão arterial

“Por ser uma doença silenciosa, estima-se que apenas metade dos hipertensos tenham ciência do seu diagnóstico, porque nunca realizaram a simples aferição da PA. Nos pacientes sabidamente hipertensos, em tratamento, convém ao menos uma medida mensal para averiguar se a dose dos medicamentos está adequada”, explica o cardiologista Francisco Flávio Costa Filho.

Segundo o médico, a checagem da pressão arterial em crianças deve ser feita pelo menos uma vez até a adolescência; nos adultos de até 30 anos, a cada intervalo de 2 a 4 anos; e em adultos acima de 30 anos, pelo menos uma vez ao ano. “Às vezes, o médico pode solicitar medidas mais frequentes, diariamente ou duas vezes por dia, nos dias que antecedem o retorno à consulta. Isso serve para avaliar melhor a eficácia da dose dos medicamentos, principalmente no início do tratamento”.

Variações e riscos da pressão arterial

Ao contrário do que você pode pensar, os níveis de pressão arterial não são constantes. Há uma variação normal ao longo do dia, dependendo do seu estado (sono, repouso ou exercício físico), algo que acontece tanto com hipertensos como em pessoas saudáveis.

O problema fica por conta da elevação constante da pressão nos momentos em que você está em repouso. Quando isso ocorre, fica estabelecido o diagnóstico de hipertensão arterial, que precisa ser tratada. “Cronicamente, isso pode levar a uma série de doenças cardiovasculares, como infarto, derrame, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, demência, cegueira etc”, completa o cardiologista.

Foto: Shutterstock

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
É necessário usar cloro para limpar vegetais que serão comidos crus?

Adotar cuidados com a alimentação para melhorar e proteger sua saúde não significa apenas escolher uma boa variedade de produtos, ricos nos mais diversos nutrientes. É importante também saber como higienizá-los e prepará-los adequadamente. Soluções feitas com cloro, por exemplo, devem ser usadas para limpar vegetais crus para evitar parasitoses intestinais. Confira algumas dicas de higienização […]

Artigos
O pré-diabetes pode ser revertido, antes da manifestação plena da doença?

Como o nome sugere, o pré-diabetes é um quadro que antecede o diabetes e que também apresenta elevação importante de açúcar no sangue, porém não o suficiente para que o diagnóstico da doença seja feito. Caso o aumento da glicose no sangue seja identificado ainda nesta fase, é possível evitar que a doença se manifeste […]

Artigos
Obesidade: Como proteger as articulações quando estamos acima do peso?

A obesidade provoca uma série de consequências ruins para a saúde e uma delas é o desgaste das articulações. O peso excessivo do corpo sobrecarrega essas estruturas, além de ossos e cartilagem. Emagrecer torna-se, então, uma medida necessária. Para isso, deve-se recorrer a um profissional que oriente o tratamento adequado.    “O passo inicial é […]

Converse com um dos nossos atendentes