Há algumas décadas, a calvície era vista como um problema sem tratamento. Hoje, você pode encontrar diversas opções de tratamento, com o intuito de fortalecer os fios e proporcionar o crescimento de novos folículos capilares. No entanto, é fundamental que o tratamento da calvície seja feito à risca.
Cabelo pode voltar a cair se tratamento da calvície for interrompido
O abandono do tratamento pode fazer seu cabelo voltar a cair e arriscar todos os ganhos promovidos pelo uso dos medicamentos. “A interrupção do tratamento para calvície pode levar à perda do cabelo novo que havia crescido com a medicação”, afirma a dermatologista Kaliandra Cainelli.
No entanto, ao iniciar o tratamento da calvície, você precisa entender que os resultados não aparecerão instantaneamente. “O crescimento capilar demora dois meses para começar depois do início do tratamento. Somente após esse período, o paciente perceberá a redução da queda e o crescimento do cabelo“, explica a profissional.
Tratamento da calvície pode durar muitos anos
O uso das medicações indicadas para combater a calvície deverá ser feito, segundo a especialista, ao longo de toda sua vida. Existe apenas uma exceção: “A medicação para calvície deve ser usada por toda a vida, caso o paciente deseje manter seus fios. O importante é fazer sob acompanhamento médico, interrompendo o uso caso ocorra algum efeito colateral“.
A eficácia do tratamento e a velocidade com que os resultados aparecem dependerão do uso correto da medicação, obedecendo as doses e a frequência indicadas por seu médico. O dermatologista pode ainda recomendar medidas capazes de auxiliar os medicamentos, como laser de baixa potência e microagulhamento do couro cabeludo.
Dra. Kaliandra Cainelli é dermatologista graduada pela Unirio, é membro efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e atende no Rio de Janeiro. CRM-RJ: 80153-4 – Site oficial
Foto: Shutterstock