search
    Título

    A síndrome do pânico pode ser completamente curada?

    Uncategorized

    Por

    A síndrome do pânico é um transtorno psiquiátrico caracterizado por crises de medo e tensão em níveis bastante elevados, mesmo sem qualquer razão. A doença atinge cerca de 4% da população mundial, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), e requer tratamento. A boa notícia é que, para uma parcela dos pacientes, há uma cura.

    Chances de cura

    De acordo com o psiquiatra Ricardo Torresan, existem casos de reincidência da síndrome do pânico, mas aproximadamente 33% dos pacientes não enfrentarão a doença outra vez. “Parte dos pacientes necessitarão de tratamento apenas por um período de manutenção. Com o alívio do quadro, mesmo com a interrupção da terapia e a descontinuação do tratamento farmacológico, eles não devem reapresentar os sintomas”, afirma o profissional.

    No entanto, para o restante dos pacientes, o tratamento deve ser seguido à risca. Alguns deles devem sofrer com a volta dos sintomas depois de passar por um evento significativo, como a perda de um familiar. Já em outros, o quadro da doença avançará, demandando a continuação do tratamento.

    Opções de tratamento

    Segundo Torresan, a base do tratamento para a síndrome do pânico é a psicoterapia, em especial, a terapia cognitivo-comportamental, cujos resultados consistentes têm sido demonstrados em pesquisas. “A família também pode contribuir e fornecer informação, orientação e apoio sobre o transtorno e aspectos do tratamento”, recomenda o psiquiatra.

    Por outro lado, alguns casos podem requerer a prescrição de medicamentos junto à terapia. “Como os sintomas da síndrome do pânico são muito intensos, a ponto de fazer um indivíduo em crise procurar serviços de emergência, o tratamento com medicamentos pode ser necessário”, destaca o especialista, que ainda cita os antidepressivos e os benzodiazepínicos, os famosos calmantes, que fornecem alívio rapidamente e impedem a recorrência de crises.

    Dr. Ricardo Cézar Torresan é psiquiatra, formado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) e atua em Botucatu. CRM-SP: 100415

    Newsletter
    Compartilhe

    Posts relacionados

    Converse com um dos nossos atendentes