AchèAchè
search
Título

A importância da proteção solar labial

Baixa Imunidade

Por

19 de outubro de 2023

Provavelmente você já sabe dos efeitos nocivos do sol sobre a pele, como manchas, envelhecimento precoce e até doenças mais graves. O protetor solar na pele do rosto e do corpo protege contra os efeitos nocivos que levam a doenças como câncer de pele. Mas, mesmo usando protetor solar você pode estar, sem saber, deixando uma parte do seu corpo vulnerável a essas doenças e ainda à entrada de vírus como o herpes: a sua boca. Por isso, dermatologistas recomendam o uso do protetor solar labial.

O sol em excesso e sem proteção pode fazer mal, pois “tem efeito imunossupressor, ou seja, a exposição solar pode reduzir as defesas naturais do nosso organismo”, explicou o dermatologista Alexandre Fabris. Por isso é importante que o seu hidratante labial tenha filtro solar.

Além de bloqueio contra os danos do sol, o uso frequente de protetor labial também serve como uma proteção extra no local. Os lábios precisam especialmente desse reforço por se tratar de uma mucosa, que é uma camada de revestimento mais delicada do que o resto do corpo: “As mucosas têm uma camada mais fina de queratina, que é uma defesa contra micro-organismos como o que causa o herpes”. A pele, quando desidratada, é mais sujeita a inflamações e dermatites, principalmente as mucosas. “Já uma pele hidratada e íntegra tem menor chance de ser infectada”, explicou o especialista.

Durante períodos de alterações climáticas, a boca pode ficar ainda mais exposta ao ataque de vírus que causam o aparecimento do herpes. Por exemplo, no inverno, a umidade do ar fica mais baixa, deixando a pele mais seca. Além disso, os banhos são mais quentes, o que facilita a remoção da oleosidade natural da pele. Como resultado, nessa época é comum observar os lábios com fissuras e descamação da pele. Esse tipo de sensibilização “pode levar ao reaparecimento do herpes ou servir como fator desencadeante para o contágio”, contou o Dr. Alexandre Fabris.

Já para prevenir as rachaduras e o aparecimento de “pelinhas” que soltam nos lábios, junto com o uso do protetor solar labial, deve-se ingerir uma quantidade suficiente de água. Para ter uma hidratação de dentro para fora, “normalmente são necessários 2 a 3 litros de água por dia”. A quantidade varia de acordo com o peso de cada pessoa, e é preciso levar em consideração também se faz muito calor ou quais as atividades físicas desempenhadas diariamente. Aliado à ingestão de água, o hidratante solar labial pode então prevenir a perda de água pela pele, mantendo-a hidratada.

Fonte:

SOCIEDADE BRASILEIRA DE DERMATOLOGIA. Cuidados com a pele no inverno. Disponível em: http://www.sbd.org.br/dermatologia/pele/cuidados/cuidados-com-a-pele-no-inverno/. Acesso em Out 18.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
COVID-19: Os idosos têm maior risco de contaminação pelo novo coronavírus?

Nestes últimos dias, você já deve ter ouvido falar da importância de ajudar os idosos na prevenção ao novo coronavírus. Eles fazem parte do principal grupo de risco da infecção causada pelo COVID-19, mas não por terem um risco maior de contaminação. Este risco, na verdade, não é diferente do que é visto em outras faixas […]

Artigos
Como funciona o sistema imunológico do corpo humano?

Numa guerra, quando um país sofre uma invasão, existem soldados e uma organização militar responsáveis por proteger o território e os habitantes que nele habitam. O corpo humano funciona de maneira similar. Quem protege o organismo é o sistema imunológico. É ele o grande responsável por cuidar do ataque a agentes invasores e de administrar […]

Artigos
Dormir bem é fundamental para a saúde

O sono desempenha um papel vital na boa saúde e no bem-estar durante toda a vida. Ter um sono de qualidade pode ajudar a proteger a saúde mental, a saúde física, a qualidade de vida e a segurança. As consequências do sono deficiente podem ser instantâneas, como um acidente de carro, por exemplo, ou podem […]

Converse com um dos nossos atendentes