AchèAchè
search
Título

A hipertensão pulmonar tem alguma relação com a hipertensão arterial?

Hipertensão
Sintomas

19 de outubro de 2023

A hipertensão pulmonar é uma doença caracterizada pelo aumento da pressão sanguínea nas artérias dos pulmões. Ela pode ser causada por doenças cardíacas, como insuficiência e cardiopatias congênitas, por problemas pulmonares, como embolia e enfisema pulmonar, por doenças autoimunes ou pode ainda não ter causas aparentes.

Há relação com a hipertensão arterial?

O cardiologista Francisco Flavio Costa Filho, no entanto, afirma que a hipertensão arterial não provoca o surgimento da hipertensão pulmonar: “Apesar de ter nomenclatura semelhante, essa entidade não tem nenhuma relação com a popular ‘pressão alta’, a hipertensão arterial sistêmica, que acomete entre 22 e 27% dos brasileiros adultos.”

O problema surge por causa do estreitamento das artérias pulmonares, que elevam a pressão arterial no pulmão. As consequências são várias e começam pela dificuldade do sangue de circular pelo corpo. “Esse excesso de pressão nas artérias pulmonares começará a represar o sangue nas nossas veias e levará à formação de edema nas pernas e ao aumento de volume abdominal”, explica o cardiologista.

Tratamento e outros sintomas

Pacientes com hipertensão pulmonar costumam se queixar de cansaço com facilidade. Isso ocorre porque o sangue é bombeado mais lentamente para os pulmões, órgãos que recebem o oxigênio necessário para abastecer as células do corpo e manter o organismo funcionando adequadamente.  

De acordo com o médico, o tratamento também é diferente do realizado nos casos de hipertensão arterial sistêmica e dependerá da sua origem: “Se a hipertensão pulmonar não tiver causa específica, existem medicamentos comprimidos ou inalatórios que reduzem a pressão nas artérias pulmonares, atuando muito pouco na nossa pressão arterial sistêmica”, explica.

Por outro lado, caso a hipertensão pulmonar seja causada por um problema cardíaco, o tratamento deverá focar no coração. Em casos avançados, o uso de oxigênio domiciliar é recomendado para trazer melhora na qualidade de vida.

Newsletter
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Quais são as principais mudanças físicas que o corpo enfrenta quando alcança a meia idade?

O processo natural de envelhecimento começa já no nascimento, mas, evidentemente, seus efeitos são mais pronunciados na vida adulta, depois do corpo passar pela fase de desenvolvimento na infância e juventude, assim como uma relativa estabilidade no começo da vida adulta. Ao atingir a meia idade, por volta dos 40/50 anos, é normal que os indivíduos […]

Artigos
Crise hipertensiva: o que fazer durante um episódio da doença?

As crises hipertensivas atingem pessoas que já possuem o diagnóstico de hipertensão ou aquelas que têm, mas não sabem e, portanto, não fazem uso de qualquer medicamento para controlar a pressão. As crises são classificadas em dois tipos: Urgência hipertensiva, que se caracteriza pela elevação pressórica sem dano agudo de órgãos-alvo, ou seja, sem risco […]

Artigos
Infarto: entenda os efeitos no corpo dessa condição que é um grande risco para quem sofre de hipertensão

O infarto é um sério problema de saúde que atinge o coração e o sistema circulatório em geral. Os sintomas mais comuns são dor no peito, no pescoço e no braço. Em parte dos casos, entre uma ou duas semanas antes do infarto, o corpo emite sinais de que algo está errado. São enjoos, queimações […]

Converse com um dos nossos atendentes