search
Título

A densitometria óssea é importante durante o tratamento da osteoporose?

Doenças dos Ossos
Sintomas

A osteoporose é uma doença que fragiliza todo o esqueleto humano, causando fraturas em até 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos de idade, segundo a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG). Fazer a densitometria óssea periodicamente é uma medida importante para avaliar a resposta do organismo ao tratamento, e permite torná-lo ainda mais eficaz.

Para que serve a densitometria óssea?

“A densitometria óssea é um exame de imagem que mede a densidade dos ossos e, assim, ajuda a avaliar a possibilidade de osteoporose. Trata-se do método mais seguro e eficaz para o diagnóstico da doença“, afirma a geriatra Daniela Fonseca de Almeida Gomez. É um exame que deve ser feito nas mulheres com mais de 65 anos e nos homens com mais de 70.

Além de auxiliar no diagnóstico, a densitometria óssea deve ser feita também para verificar os resultados do tratamento escolhido pelo médico. “O exame é fundamental para monitorização do tratamento, devendo ser solicitada a cada 12 ou 24 meses, a depender da idade e da doença de base do paciente”, explica a profissional.

Resultado do exame permite modificar tratamento da osteoporose

De acordo com o resultado desta monitorização, o especialista poderá avaliar a necessidade de mudanças no tratamento da osteoporose. O médico poderá elevar a dose da medicação, associar um novo remédio ou pedir que o paciente aumente a suplementação de cálcio e vitamina D para melhorar os resultados e, assim, evitar fraturas ósseas.

A realização da densitometria óssea não demora muito tempo: bastam apenas 5 ou 10 minutos. Após o exame, o paciente pode seguir sua rotina normalmente. Caso seja detectada uma perda da massa óssea muito acelerada com o passar dos meses, o médico poderá solicitar a densitometria com uma frequência maior.

Newsletter
Tags
densitometria óssea
ossos
osteoporose
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Em quanto tempo um quadro de osteopenia pode evoluir para osteoporose?

A osteopenia é a condição em que os ossos começam a perder sua densidade mineral e, aos poucos, vão se tornando mais fracos. É um quadro que, quando não tratado, pode evoluir para a osteoporose, doença marcada pelo enfraquecimento e porosidade dos ossos e aumento do risco de fraturas. “O tempo que a osteopenia demora para evoluir para […]

Artigos
Osteoporose: De quanto em quanto tempo um paciente deve se consultar com seu médico?

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia afirma que 60% das mulheres e 30% dos homens com mais de 60 anos sofrem fraturas decorrentes da osteoporose. A doença é caracterizada pela perda de densidade óssea, que fragiliza e deixa os ossos porosos. Já que geralmente não provoca sintomas, a osteoporose é considerada silenciosa e, por isso, […]

Artigos
Que desafios um idoso com osteoporose pode enfrentar durante o período de isolamento social?

As mudanças físicas e mentais impostas pela idade trazem uma série de dificuldades para os idosos e isso não é segredo para ninguém. No entanto, o período de isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus pode aumentar ainda mais os desafios do dia a dia, especialmente para um idoso com osteoporose. Confira! Deixar de fazer exercícios […]

Converse com um dos nossos atendentes