search
Título

A atividade física pode auxiliar o tratamento da osteoporose com medicamentos?

Doenças dos Ossos
Sintomas

Por Dr. José Eduardo Martinelli

19 de abril de 2023

O tratamento da osteoporose, na maioria das vezes, é feito com o uso de medicamentos, uma medida bastante eficiente em controlar o processo de perda da massa óssea. Mesmo assim, outras abordagens também são importantes, como a prática regular de atividade física, que ajuda na proteção e no fortalecimento dos ossos.

Sedentarismo resulta em perda de massa óssea

“A atividade física é essencial no tratamento da osteoporose, porque os músculos influenciam nos ossos. Quando você faz uma atividade, mesmo uma simples, como a caminhada, os ossos estão sendo tracionados pelos músculos, o que deixa-os mais fortes”, informa o geriatra José Eduardo Martinelli.

Se uma pessoa fratura o punho e usa gesso da mão até quase o cotovelo por cerca 45 dias, por exemplo, ao retirar o gesso, ela irá perceber que o braço estará mais fino do que o outro, que não foi imobilizado. “Isso significa que há perda de massa óssea localizada simplesmente pelo desuso. Logo, o exercício regular colabora com o tratamento medicamentoso”, explica o médico.

Atividades mais indicadas para o tratamento da osteoporose

Além de fortalecer ossos e músculos, a atividade física trabalha o equilíbrio, a flexibilidade e a postura. Sendo assim, o paciente não apenas conta com ossos mais fortes e protegidos, mas também diminui seu próprio risco de quedas. “Dizemos que o idoso ativo cai menos que o sedentário porque a atividade física faz com que sua massa muscular seja mais potente do que aquele que não faz qualquer exercício físico”, afirma o geriatra.

Os exercícios mais indicados são os aeróbicos (corrida, caminhada, ciclismo, natação, pulo de corda etc), pois geram menor impacto e usam menos carga que os exercícios anaeróbicos (musculação, por exemplo). Ainda assim, todo exercício será, em algum nível, benéfico no tratamento da osteoporose. “Pode-se concluir que toda atividade de resistência aumenta a massa muscular e, como consequência, torna os ossos mais fortes”, completa Martinelli.

Newsletter
Tags
exercícios físicos
ossos
osteoporose
sedentarismo
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Osteoporose: Quais exercícios podem ser feitos em casa com segurança durante a quarentena?

A pandemia do novo coronavírus e as medidas de isolamento social podem até dificultar a prática de atividades físicas nas academias e ao ar livre, mas não devem ser desculpa para deixar o sedentarismo vencer. Mesmo em casa, é possível se exercitar com segurança, o que é muito importante para o combate à osteoporose. A prática de […]

Artigos
Musculação ou exercícios aeróbico: Quais são os mais indicados para ajudar no tratamento da osteoporose?

A prática regular de atividade física é imprescindível no tratamento da osteoporose. Os exercícios ajudam o paciente a desenvolver as articulações, a flexibilidade, o equilíbrio e a desenvoltura corporal, além de fortalecer a musculatura. Tudo isso é essencial para proteger os ossos de impactos e diminuir as chances de quedas que, em alguns casos, podem ser fatais. […]

Artigos
Osteoporose: Algumas medidas simples do dia a dia podem reduzir riscos de quedas

A osteoporose é uma doença degenerativa dos ossos que normalmente se manifesta em pessoas com idade avançada, especialmente mulheres. Todo tipo de queda é muito perigoso para os idosos, ainda mais aqueles com parte óssea fragilizada por conta do quadro. Como mesmo dentro de casa há riscos, é essencial que você adote algumas medidas para […]

Converse com um dos nossos atendentes