search
Título

A ansiedade é causada pelo estilo de vida ou algumas pessoas têm predisposição?

Ansiedade
Transtornos

Por Dra. Mônica Zilberman

19 de outubro de 2023

Sentir ansiedade em algumas situações do dia a dia é normal e saudável. Esse sentimento é uma reação do corpo a momentos que representam ameaças ou geram expectativas e deixam o organismo em alerta. O que causa problemas à saúde é o seu excesso, que desencadeia várias reações e pode levar ao desenvolvimento de diversos transtornos, como o distúrbio do pânico e a ansiedade generalizada.

As causas da ansiedade em excesso

Mas o que causa a ansiedade exagerada? É o estilo de vida ou algumas pessoas têm predisposição? Para a psiquiatra Monica Zilberman, os dois aspectos influenciam: “A causa da ansiedade é multifatorial, uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como predisposição, estresse na vida cotidiana, trabalho e relacionamentos.”

Segundo a psiquiatra, uma evidência da importância dos fatores genéticos nos casos de ansiedade em níveis muito altos é o fato de que os transtornos de ansiedade costumam atingir vários membros de uma mesma família. No entanto, ela explica que algumas pessoas são mais sensíveis aos seus efeitos, assim como os do estresse, enquanto outras são menos.

A importância da ajuda médica

E como saber se a ansiedade que você sente é exagerada? Existem alguns sinais, como preocupação em excesso com o trabalho, com os estudos e com relacionamentos, de maneira que prejudique atividades do cotidiano, além de sintomas da depressão e pensamentos suicidas. Procure ajuda médica o quanto antes para evitar que o quadro piore.

O controle da ansiedade é importante para impedir que os níveis extremos provoquem o surgimento de transtornos e diminuam a qualidade de vida do indivíduo. “Atividade física regular, alimentação saudável, vínculos sociais significativos, meditação e sono de qualidade contribuem para afastar o estresse e a ansiedade”, afirma Zilberman.

Dra. Monica Zilberman é psiquiatra, formada pela Faculdade de Medicina da USP e atende em São Paulo. CRM-SP: 72538

Newsletter
Tags
saúde mental
Compartilhamento

Posts relacionados

Artigos
Dia do Transtorno Bipolar: Entenda as diferenças entre os tipos 1 e 2 e saiba como identificar a doença

O Dia do Transtorno Bipolar é celebrado em 30 de março. A data tem como objetivo conscientizar essa condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por alterações de humor intensas e extremas, o transtorno pode causar grande sofrimento e prejuízo na vida dos pacientes. Em entrevista para o […]

Artigos
Crises de ansiedade: quais são os sintomas mais comuns?

O transtorno de ansiedade se caracteriza pela preocupação desproporcional de pessoas que antecipam problemas que não acontecem, têm pensamentos obsessivos, medos e dificuldades. O transtorno de ansiedade generalizada é o tipo mais comum, existindo também as fobias (ter muito medo de algo específico) e o pânico, que é o transtorno de ansiedade com crises específicas. […]

Artigos
Como a ansiedade age no nosso organismo? Saiba os sintomas físicos e psicológicos

A ansiedade é uma característica natural do ser humano, que antecede certos momentos em que o cérebro entende como situações de perigo real ou imaginário. Ela também pode ser definida por aquela expectativa e impaciência antes de eventos muito aguardados por uma pessoa, normalmente aparecendo de forma mais branda. Conheça abaixo os sintomas físicos e […]

Converse com um dos nossos atendentes