Scrollar a tela das redes sociais, coçar o olho ou até dormir com lentes de contato podem parecer hábitos inofensivos. Mas para a saúde ocular, essas ações podem oferecer riscos ao longo do tempo.
A visão é um dos sentidos mais importantes do ser humano. Por isso, adotar uma rotina de cuidados é fundamental para evitar condições clínicas e até mesmo o desenvolvimento de doenças. A seguir, conheça os hábitos que mais prejudicam a visão e saiba como evitá-los.
1 – Uso excessivo de telas
Usar telas de smartphones, computadores e televisores por longos períodos é um hábito cada vez mais comum. Porém, a atitude pode oferecer riscos à visão devido à luz azul emitida por esses equipamentos.
Além de causar a chamada fadiga ocular, o uso excessivo de telas também pode desencadear outros sintomas como dor de cabeça, dor nos olhos, secura e visão embaçada.
2. Coçar os olhos
Coçar os olhos vez ou outra pode se tornar um hábito inconsciente. Seja devido a uma alergia, cansaço ou até a presença de um corpo estranho no globo ocular, o fato é que esfregar os olhos pode causar lesões na córnea.
Por outro lado, coçar os olhos pode favorecer a disseminação de vírus e bactérias, aumenta o risco de infecções, como a conjuntivite.
3. Má alimentação
Tudo que comemos e bebemos afeta o nosso corpo inteiro, incluindo a visão. Isso significa que uma alimentação pobre em nutrientes também pode ser responsável por prejudicar a saúde ocular.
Além disso, a dieta pode ser uma aliada para os olhos. Antioxidantes como luteína e zeaxantina, facilmente encontrados na couve e no espinafre, são fundamentais para proteger a retina e evitar problemas como a catarata e a degeneração macular.
4 – Falta de check-up médico
A falta de acompanhamento oftalmológico regular dificulta a detecção de condições graves como glaucoma, degeneração macular, catarata e alguns tipos de tumores oculares.
Muitas das condições que afetam a visão podem não apresentar sintomas evidentes. Desta forma, somente o check-up anual pode identificar determinadas condições e agir antes de possíveis agravamentos.
5 – Dormir com lentes de contato
Dormir com lentes de contato, especialmente as de uso diário, é um hábito perigoso que deve ser evitado.
Durante o sono, a troca de oxigênio para os olhos é significativamente reduzida, o que pode prejudicar a saúde da córnea e aumentar o risco de infecções oculares. Assim, o uso inadequado das lentes pode causar irritação, desconforto e até lesões mais graves, como úlceras de córnea.
Como manter a saúde dos olhos em dia?
De acordo com o médico especialista em oftalmologia Kleyton Barella, a saúde ocular depende de hábitos que devem ser mantidos ao longo da vida.
A rotina de cuidados começa pelo check-up oftalmológico. “Exames de rotina são fundamentais para detectar e tratar precocemente problemas oculares”, diz Barella.
Em seguida, a higiene pode evitar infecções e demais complicações não só para a visão, mas para todo o organismo. Dessa forma, evitar levar as mãos aos olhos e limpar a região com água e produtos adequados devem ser hábitos diários.
Como mencionado, a alimentação também pode desempenhar um papel importante na manutenção da saúde ocular. “Frutas, vegetais de cor verde-escura, peixes ricos em ômega-3 e oleaginosas são aliados da saúde ocular”, diz o médico.
Em dias de sol, os acessórios complementam a rotina de cuidados. Óculos de sol com proteção solar UV, por exemplo, podem evitar a exposição aos raios ultravioleta. Por fim, o médico ressalta para os perigos da automedicação e uso indiscriminado de colírios para aliviar sintomas. Segundo Barella, embora seja uma prática comum, o uso de colírios sem prescrição médica pode causar complicações.



