TOC x transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva: qual é a diferença?


  • +A
  • -A

O transtorno obsessivo compulsivo, conhecido também pela sigla TOC, pode ser confundido com outra doença psiquiátrica de nome parecido: o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva. Mas, será que as semelhanças ficam apenas no nome ou as duas condições compartilham também dos mesmos sintomas e causas?

Diferenças expressivas nos sintomas

Segundo a psiquiatra Erika Mendonça de Morais, o transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva é caracterizado por um padrão global de perfeccionismo, escrupulosidade e inflexibilidade. Um paciente com essa doença se torna extremamente controlador e tende a achar que todas as outras pessoas estão agindo de maneira errada.

Além dessas características, o paciente com transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva tem grande apreço pela pontualidade e é exageradamente econômico. Gosta de listas e regras e é muito ligado a objetos de valores sentimentais. Dá grande foco ao trabalho, muitas vezes deixando de lado a família e os amigos.

As diferenças na manifestação dos dois transtornos continuam. “Diferentemente do TOC, no caso do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva não há presença de pensamentos intrusivos nem de rituais, que são os comportamentos repetitivos feitos para aliviar a ansiedade”, explica Erika. Alguns pacientes, no entanto, podem ter TOC e transtorno de personalidade ao mesmo tempo.

Tratamentos semelhantes

As causas do transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva, assim como as do TOC não foram totalmente descobertas, mas sabe-se que não há uma causa única. Fatores biológicos e ambientais interagem no surgimento da doença. Já o tratamento dos dois transtornos não é muito diferente, como afirma a psiquiatra: “O tratamento envolve psicoterapia e psicofarmacologia. A psicoterapia com mais evidências de eficácia é a terapia cognitivo-comportamental, mas as abordagens psicodinâmicas também são úteis.”

Dra. Erika Mendonça de Morais é psiquiatra formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e atua em São Paulo. CRM-SP: 124933

TAGS
psicologico
toc

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "TOC x transtorno de personalidade obsessivo-compulsiva: qual é a diferença?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.