Pessoas com osteoporose podem praticar exercícios físicos?


  • +A
  • -A

Segundo a Associação Brasileira de Avaliação Óssea e Osteometabolismo (Abrasso), mais de 10 milhões de pessoas no Brasil sofrem com a osteoporose. O problema, que atinge principalmente idosos e mulheres depois da menopausa, é causado pela diminuição da massa óssea, o que torna os ossos mais frágeis e mais suscetíveis a fraturas.

O que causa a osteoporose

Apesar da redução da densidade dos ossos acontecer naturalmente, com o avanço da idade, nem sempre um indivíduo desenvolve a osteoporose. A doença pode ser causada pela queda na produção de hormônios, pouca exposição ao sol, consumo de bebidas alcoólicas, cigarro, sedentarismo e também por doenças reumatológicas e endócrinas.

O tratamento da osteoporose tem como objetivo retardar o enfraquecimento da estrutura óssea e, assim, impedir a ocorrência de fraturas. Para isso, a prática de exercícios físicos é mais do que recomendada. “Indivíduos com osteoporose não só podem como devem praticar atividades físicas, sendo uma das melhores formas de tratamento”, afirma o ortopedista Roberto Ranzini.

Fortalecimento ósseo

Toda forma de exercício é válida, seja caminhar, nadar, pedalar ou correr. No entanto, as melhores atividades são aquelas que provocam tensão muscular e ajudam a desenvolver e fortalecer o esqueleto. Esportes como o vôlei e o basquete são bastante indicados no tratamento da osteoporose.

A forma como a doença será tratada, no entanto, varia de acordo com as causas que levaram ao desenvolvimento do problema. “O paciente com diagnóstico de osteoporose deve ser muito bem avaliado e acompanhado para a determinação do melhor tratamento, que pode ser hormonal, com aumento da ingestão de cálcio e vitamina D, e associação com atividade física”, explica Ranzini.

Dr. Roberto Ranzini é ortopedista, especialista em medicina esportiva e atua em São Paulo. CRM-SP: 70975

TAGS
ossos
osteoporose

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

6 comentários para "Pessoas com osteoporose podem praticar exercícios físicos?"

Maria dos anjos

Fiquei mais aliviada com este artigo, pois sou corredora de rua e estava achando que não ia mais poder correr!

Cuidados Pela Vida

Olá Maria, ficamos satisfeitos que a matéria tenha auxiliado. A prática de exercícios físicos é muito importante para a saúde. Lembre-se sempre de informar seu médico sobre a corrida e demais atividades físicas para que ele a oriente adequadamente.

Ondina de Oliveira Souza

Fiquei mais aliviada é sempre bom ter mais de uma opinião a respeito, do problema.Tenho feito muitos exercícios e o tratamento com os remédios pois fiquei muito triste quando eu soube que estava com osteoporose pois tenho 38 anos. É possível a cura total da doença?

Rita Ap. C. de Assis

Acho de extrema importância todas as informações, para que possamos viver melhor.Sempreprucuro reprtagem em relação a alimentação,exercícios e medicação disponível para que possamosretardar qualquer tipo de doença. Prevenção é tudo. Obrigada.

Cuidados Pela Vida

Olá Ondina, diante de qualquer enfermidade existe a pergunta sobre a cura, pois todos a queremos, não é mesmo? Entretanto somente um profissional médico, após avaliar histórico e exames se houver, poderá posicioná-la de forma correta. Fale com sua ginecologista, ela poderá ajudá-la. Abraços

Christiane

Olá, a musculação e o ciclismo são bons exercícios para quem tem osteopenia?abs

Deixe seu comentário

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.