Por que as dores nas articulações são maiores no frio?


  • +A
  • -A

Quem tem problemas nas articulações sabe que o inverno e seus dias frios deixam as dores articulares mais intensas. Segundo a reumatologista Angélica de Carvalho, antigamente, acreditava-se que a influência do frio neste sintoma era simplesmente um mito. Entretanto, o avanço da Medicina tem possibilitado descobertas que comprovam que o frio realmente promove uma piora nas dores das articulações.

Vasos sanguíneos e músculos colaboram para a dor articular no frio


De acordo com a especialista, há mais de uma razão para a dor mais intensa nos dias com temperatura baixa: “No frio, nossos vasos sanguíneos ficam mais estreitos porque eles se contraem, prejudicando a circulação e piorando a dor. Para produzir mais calor e se aquecer, o corpo tende a forçar mais os músculos e surgem as dores por todo o corpo”.

Um mecanismo dentro da própria articulação também colabora para a dor: “Todos nós temos um tipo de ‘lubrificante’ dentro das articulações que se chama líquido sinovial. Este líquido fica mais grosso em temperaturas mais baixas, limitando mais ainda nossos movimentos”, diz Angélica. Além disso, a musculatura fica mais contraída durante o frio, causando espasmos musculares e dores no corpo.

Fazer aquecimento ajuda a aliviar dor nas articulações


A profissional recomenda algumas medidas que podem ajudar a reduzir a dor em épocas de clima frio: manter-se agasalhado ao longo do dia, tomar bastante água e consumir alimentos quentes, como sopas e chás, são algumas dicas. A reumatologista também indica procurar uma fonte de calor externa, como um banho, ducha ou bolsas de água quente.

Mas, a principal dica é se alongar. “Antes de qualquer atividade física, fazer um bom alongamento e aquecimento gradual. Durante os treinos, deve-se evitar aumentos súbitos de frequência e volume de treino e, principalmente, para quem pratica corrida, os sprints devem ser maneirados”, afirma a médica, que também aconselha a fazer breves alongamentos antes de dormir e de iniciar o dia.

Dra. Angélica de Carvalho é reumatologista, formada em Medicina pela Universidade Federal da Paraíba e com residência médica em Reumatologia pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto. CRM-SP: 107623

Foto: Shutterstock

TAGS
artrite
atividade-fisica
dores-no-corpo
osteoartrite

FIQUE POR DENTRO DE DICAS
DE SAÚDE
E BEM-ESTAR

Nenhum comentário para "Por que as dores nas articulações são maiores no frio?"
Seja o primeiro a comentar

Obrigado por compartilhar sua opinião! Todos os comentários passam por moderação, por isso podem não aparecer imediatamente na matéria.